Tirando as metas de ano novo do papel: 5 oportunidades de formação para participar

Tirando as metas de ano novo do papel: 5 oportunidades de formação para participar

Aula aberta discute racismo ambiental, instituto oferece bolsa a estudantes do ensino superior e Prefeitura de SP tem formação para jovens

Compartilhe!

Aula aberta sobre racismo ambiental

Formado por jovens que moram em periferias da zona Sul de São Paulo, o coletivo Encrespades trabalha com a educação antirracista no chão da escola. E como parte de um projeto apoiado pelo Programa VAI, política pública de origem popular executada pela Prefeitura paulistana, o grupo dá continuidade a um ciclo de aulas abertas.

Neste sábado (3/2), o tema é Racismo Ambiental. Com a participação da ativista ambiental Johzara Ona, mediação de Gabriel Lima e intervenção poética de Tenshin, o encontro vai aprofundar a discussão que está relacionada a enchentes, acesso à água e até à violência urbana. Gratuito e é só chegar, das 14h às 16h, na Casa Ecoativa – Estrada de Itaquaquecetuba, 141, na Ilha do Bororé, Grajaú (Extremo Sul de São Paulo). Saiba mais.

Curso de empreendedorismo para mulheres negras

Voltado a mulheres negras empreendedoras da região metropolitana de São Paulo, o curso Despertando a Empreededora oferece formação e acompanhamento com uma metodologia para explorar habilidades e repertórios, desenvolver a mentalidade e comportamento empreendedor por meio de aulas práticas, teóricas, dinâmicas e simplificadas.

Realizado pela Empreende Aí, o curso acontece presencialmente e recebe inscrições até dia 22 de fevereiro. Clique aqui. Caso o negócio se destaque durante o programa, a participante poderá receber um recurso semente em forma de equipamentos para investir ainda mais na tecnologia e inovação do negócio.

Aprimoramento profissional para o setor audiovisual

Até o dia 16 de fevereiro, a Spcine recebe as inscrições para os primeiros cursos de capacitação do 2º Programa de Aprimoramento Profissional para o Setor Audiovisual Paulistano. Entre as opções, há cursos de animação, operação de câmera, operação de drone, assistência em produção e direção, roteiro, inglês e gestão de negócios para audiovisual.

As formações são realizadas por 7 instituições da área na capital Paulista e totalizam 265 bolsas de estudo integrais. Clique aqui para conferir detalhes e participar.

O programa de capacitação integra a política de Formação da Spcine, que contempla as dimensões técnica, empreendedora, artística e crítica da educação audiovisual. As ações da área buscam aproximar talentos do audiovisual e da economia criativa do mercado de trabalho através de masterclasses, cursos e iniciativas de aprimoramento para profissionais do setor.

Bolsa para estudantes de baixa renda

O Instituto Semear lança uma nova edição de seu programa anual que fornece bolsas de auxílio a jovens estudantes do ensino superior e que sejam de baixa renda. Além de receber uma ajuda financeira durante o período de um ano, as pessoas selecionadas recebem mentorias mensais, participam de eventos, treinamentos e têm acesso à rede de contatos exclusiva do Semear.

As candidaturas podem ser feitas em modalidades para estudantes de universidades públicas ou particulares, desde que estudem em campus nas cidades listadas no edital. A pessoa também deve ter estudado em escola pública no Ensino Médio, ter iniciado a faculdade em 2023 ou a iniciar em 2024, no máximo 29 anos de idade e não ter se formado ou concluído outra graduação.

A inscrição pode ser feita até dia 2 de março de 2024. Inscreva-se aqui. Os detalhes estão disponíveis aqui.

Qualificação em empreendedorismo para jovens

A Prefeitura de São Paulo estendeu o programa Meu Trampo para o ano de 2024 e abriu mais 10 mil vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo para jovens de 15 a 29 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Com o objetivo de promover a geração de renda por meio do empreendedorismo, estimular sua autonomia financeira e fortalecimento da autoestima, as vagas são destinadas a pequenos e novos empreendimentos e estão distribuídas por toda a cidade.

Para participar basta se inscrever no site oficial do projeto, na região de sua preferência. As vagas serão abertas de acordo com a demanda durante o ano de 2024.

Ao concluírem o programa, que tem 20 horas divididas em 5 dias, jovens saem com um plano de negócios pronto para ser executado. A partir daí, têm a possibilidade de solicitar o acompanhamento durante 90 dias. Neste período são realizadas até 12 horas de consultoria e mais uma para avaliação socioeconômica do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo