Pequenos empreendimentos periféricos da cidade de São Paulo são o público-alvo do Programa Perifa Empreendedora, uma parceria da organização social Liga Solidária com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A primeira fase do Programa será voltada aos distritos de Capão Redondo, Jardim Ângela, Brasilândia e Itaim Paulista, nas zonas Sul, Norte e Leste da cidade. Serão selecionados 900 negócios para receberem capacitações gratuitas e, destes, 120 receberão mentoria e um investimento de até R$ 5 mil. As inscrições estão abertas e vão até 01 de dezembro (ver links abaixo).
O objetivo do Perifa Empreendedora, por meio de tecnologia social compartilhada, é estimular o potencial econômico das periferias e a sustentabilidade dos negócios, com geração de renda e de postos de trabalho nas comunidades. É possível tirar dúvidas pelo WhatsApp: (11) 5192-1088.
O programa vai trabalhar a inclusão socioeconômica por meio de algumas ações:
-formação especializada em gestão de negócios, marketing digital e habilidades socioemocionais para 900 empreendedores periféricos;
-seleção de 120 negócios para mentorias individuais e coletivas;
-investimento para cada negócio de até R$ 5 mil para equipamentos, capital de giro, capacitações produtivas ou serviços para promoção de comunicação.
O público prioritário é composto por empreendimentos dessas localidades que tenham seu negócio já montado e vendendo seu produto ou serviço. O negócio também deve ter como foco de vendas, no mínimo, a área fim de atuação de algum dos territórios selecionados.
Para fazer a inscrição para os cursos, a pessoa não precisa estar formalizada ainda, mas na segunda etapa já deverá ter CNPJ e estar com a documentação em dia. Os selecionados serão anunciados em dezembro. As matrículas ocorrem de 7 a 15 de janeiro e as aulas começam dia 3 de fevereiro de 2025.
Parcerias
Em cada território, o Perifa Empreendedora tem uma parceria local: no Capão Redondo e Jardim Ângela, a União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências; na Brasilândia, o ITC – Instituto de Transformação Cidadã; e no Itaim Paulista, a Amzol (Associação de Mulheres da Zona Leste).
Os parceiros locais serão responsáveis pelo suporte aos negócios atendidos pelo Programa e poderão reproduzir este modelo de apoio, tornando-se referências em suas comunidades.
As inscrições devem ser feitas clicando nos links: aqui para Itaim Paulista; aqui para Brasilândia; e aqui para Capão e Ângela.
Redação PEM