Favela Cria 2024
Entre os dias 15 e 17 de agosto (quinta a sábado), o Pavilhão Social do G-10 Favelas, em Paraisópolis (zona Sul de São Paulo) será palco da segunda edição do Favela Cria – Olhares e Vivências das Periferias. As inscrições são gratuitas (clique aqui). O evento acontece na rua Itamotinga, 100.
Promovido pelo Grupo Cria Brasil, o evento tem como objetivo principal fomentar debates sobre a construção de narrativas positivas sobre as favelas e periferias do Brasil. Para isso, reunirá profissionais de diversas áreas da comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing e tecnologia.
A programação do Favela Cria 2024 conta com painéis sobre desafios e oportunidades do jornalismo local e cultural, a importância das relações públicas na construção de pautas inclusivas e o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho.
Biblioteca Dona Edite
A magia da literatura atravessa a ponte e chega à zona sul de São Paulo com a inauguração da Biblioteca Dona Edite, um novo espaço dedicado a amantes dos livros na avenida Guarapiranga, 2376, na zona Sul de São Paulo.
Instalada na Casa Baderna, a biblioteca busca ser um refúgio para pessoas de todas as idades, oferecendo um acervo diverso de quase 2 mil obras, que inclui desde clássicos da literatura até títulos contemporâneos, com destaque para autores independentes que movimentam a cena cultural da cidade. Além dos livros, a biblioteca também contará com uma sessão infantil com jogos, brinquedos e gibis.
A inauguração da Biblioteca Dona Edite acontecerá neste sábado (17/8), às 19h, com um evento gratuito e aberto ao público. Para celebrar a ocasião, haverá uma mesa literária com a presença ilustre da própria Dona Edite, poeta e importante nome do movimento literário periférico, acompanhada da escritora Jenyffer Nascimento e do poeta Gil Marçal. Após a inauguração, a biblioteca funcionará de quarta a sábado, das 11h às 19h.
Um Olhar Além do Horizonte
O artista visual Dinas Miguel apresenta sua exposição “Um Olhar Além do Horizonte” no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, que fica na avenida Sete de Setembro, s/n – Vila Artur Sestini, em Franco da Rocha (grande São Paulo). A exposição tem entrada gratuita das 9h às 18h, e segue até 2 de setembro.
A mostra reúne entre 20 e 30 obras e é um convite à reflexão sobre temas como empoderamento, pertencimento e autoestima. Por meio de técnicas variadas e cores vibrantes, Dinas Miguel busca retratar a ancestralidade do povo brasileiro e promover um diálogo sobre acolhimento, afeto e igualdade.
Outras atividades culturais
A Fábrica de Cultura Jaçanã (na zona Norte) promove nesta sexta-feira (16/8), às 19h, o encontro “Panorama do audiovisual na quebrada”. O evento contará com a participação de Ale Gomes, um dos fundadores do Coletivo Gueto Cine, que discutirá a produção audiovisual nas periferias. Fica na rua Raimundo Eduardo da Silva, 138.
Já no sábado (17/8), às 19h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (zona Norte) recebe o espetáculo circense “Num Corre do Núcleo IÊÊ”. A apresentação faz parte do projeto FOLIA, iniciativa da Fábrica que oferece cursos de diversas áreas do circo, como acrobacias, técnicas aéreas e produção de espetáculos. Na rua Franklin do Amaral, 1575.
Redação PEM