Batucada Temperada
Promovido pelo projeto Sabores Divinos no espaço Sankofa Hub, a segunda edição do evento Batucada Temperada reúne música, comida e feira de empreendimentos locais. É neste domingo (10/12), a partir das 14h, na rua São José do Rio Preto, 759 – BNH – Grajaú (Extremo Sul de São Paulo).
Como atração, o evento traz uma roda de samba conduzida pelo Pagode na Disciplina, comunidade criada há 8 anos no Jardim Miriam com objetivo de resgatar e valorizar o samba paulista. Outro grupo convidado é o Almas Dançantes, com apresentação de samba rock.
Além de comidas e bebidas à venda, a programação contará com 10 empreendimentos locais, entre os quais a Bunmi Presentes, o Cogu.li, a Cerveja Artesanal Preta Brechó, o Awá Brechó, entre outros.
Festival FOLIA de Circo
Promovido pelo FOLIA, projeto de formação em artes circenses do Programa Fábricas de Cultura, o festival ocupa a lona de circo da unidade Vila Nova Cachoeirinha (zona Norte) até este sábado (9/12) para celebrar o primeiro ano do projeto de formação e desenvolvimento em artes circenses da unidade. O espaço fica na rua Franklin do Amaral, 1575.
Nesta sexta (8/12), o espetáculo “Birita Procura-se” apresenta a palhaça Birita, em que a atriz faz uso da sua deficiência neurológica (paralisia cerebral) para discutir a “d/eficiência” e gerar momentos engraçados.
E no sábado (9/12), o Movimento Negro no Picadeiro, do Coletivo Prot{agô}nistas, com artistas de diversas regiões da cidade, exalta o poder e a estética da negritude em diáspora por meio de uma narrativa afro-referenciada e celebrativa, por meio de números de palhaçaria, tecido, trapézio, contorcionismo, perna de pau e dança permeados por músicas autorais. O grupo é formado por 25 artistas negros entre elenco e equipe técnica.
Todas as apresentações começam às 20h.
Pessoas interessadas em conhecer as artes circenses podem participar das oficinas de Jogos de Improvisos musicais com Edson Duavy, nesta sexta-feira, das 15h às 18h; e da Oficina de Flexibilidade com Sara Peper, no sábado (9/12), também das 15h às 18h. As oficinas têm vagas limitadas. Acesse os links para se inscrever na Oficina I (clique aqui), e na Oficina II (clique aqui).
E quem estiver buscando mais informações e referências sobre as artes circenses não pode perder as rodas temáticas de conversa que vão ocorrer durante o Festival. Nesta sexta, das 10h30 às 13h, tem conversa sobre “Formação e Inclusão: Raça, Transgeneridade e Política”. E no sábado, mesmo horário, o tema é “Palhaçaria Hoje: olhar sobre o humor contemporâneo”.
Durante todo o evento o público ainda poderá visitar a exposição fotográfica Nem SódeSábado, do fotógrafo e artista co-criador do Projeto Le Cadí Arts, Ricardo Pimentel, e do compositor, fotógrafo e artista audiovisual Thiago dos Reis, que registraram a história do 1º ano do Projeto FOLIA, com foco nas criações de aprendizes.
Espetáculo “Jingobel”
Na peça natalina da Encena Cia. de Teatro, Elisa mora com sua mãe, uma pessoa com deficiência e acamada. Na noite de natal, ela se descobre sozinha mas o inusitado acontece quando duas mulheres batem à sua porta: Vanusa e Teresa. Ao longo do espetáculo, as personagens estabelecem uma relação de amor e ódio, rejeição e amizade.
O espetáculo está em cartaz neste domingo (10/12), às 19h, no espaço cultural do grupo, que fica na rua Sargento Estanislau Custódio, 130 – Jardim Jussara – Vila Sônia (zona Oeste de São Paulo). A entrada é franca, com contribuição espontânea, com capacidade para 70 pessoas no lugar.
Redação PEM