“Te Encontro na Dz9”
Realizado pelo Coletivo CA$A DOI$, o projeto Te Encontro na Dz9 acontece neste domingo (18/6), das 8h30 às 20h30. A iniciativa dá continuidade e amplia as ações de um grupo de pessoas da Favela da DZ9, localizada na Cidade Dutra, zona Sul de São Paulo.
O evento multicultural, em sua segunda edição, ocupa a Praça da DZ9 com atividades e ambientes para crianças, adolescentes, pessoas jovens e adultas.
Ao longo de todo o dia ocorre um campeonato de skate na praça, intermediado pelo som do DJ Thiago Japa, venda de roupas e bazar, barracas gastronômicas, grafitagem, ações artístico-pedagógicas. Às 15h30, rola intervenção poética com o Sarau do Binho. E às 18, tem o som com o coletivo 3em1 Gueto.
A Praça da DZ9 fica na avenida Senador Teotônio Vilela, ao lado do Passa Rápido do Rio Bonito. As ações acontecem ao ar livre.
Cultura popular nas Fábricas de Cultura
Em junho, as Fábricas de Cultura de São Paulo, Diadema e Osasco mergulham na cultura popular para celebrar o São João e exaltar a produção artística de seus aprendizes.
Neste sábado (17/6), aprendizes do Ateliê de Percussão: Toques de Maracatu da Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco apresentam a ação No Rochdale, Baque Virado faz Tremer para colocar o público para dançar e cantar junto às batidas dos tambores, exaltando a ancestralidade da cultura preta e tradicional de Pernambuco. A apresentação ocorre às 15h, na rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale, em Osasco, região metropolitana.
Já na unidade do Capão Redondo, acontece a Mostra de Processos na mesma data. Às 14h, ocorre a atividade Canto Ancestral, organizada pelo ateliê de Canto Coral, com práticas ancestrais do povo negro no canto e na dança de forma a reviver a ancestralidade dos próprios aprendizes.
Outra opção dessa unidade começa às 18h com a ação Brincantão, cortejo musical pelas ruas do entorno da Fábrica que resgata o maracatu tradicional de Recife, com direito a estande e vestimentas típicas. A Fábrica fica na rua Bacia de São Francisco, s/n, na zona Sul de São Paulo.
“Tirem os sapatos e DANCEM conosco”
A Cia Diversidança, sediada na zona Sul de São Paulo, leva o espetáculo presencial “Tirem os sapatos e DANCEM conosco” para vários pontos da capital de São Paulo. Criado durante a pandemia de forma virtual, o trabalho tem como proposta convidar as pessoas para interagir de diferentes formas: seja por uma escolha, por um abraço, um cumprimento, dando um depoimento ou dançando
Na próxima terça (20/6), o grupo se apresenta às 19h30 na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, que fica na rua Antônio Ramos Rosa, 651, na zona Sul de São Paulo. Entre apresentações fechadas para estudantes e abertas ao público. O espetáculo segue em cartaz até 29 de julho
“LedAzeda”
Leda, a menina mais azeda da zona Leste, só feria, cuspia e rugia aos quatro ventos. Um dia, conhece a fada Ada, que a ajuda a superar o que era azedo por virtudes e poesia. A história é contada no espetáculo “LedAzeda”, que propõe reflexões sobre convivência e alteridade com graça, humor e poesia.
A apresentação é de Filhas da Dita, coletiva da Cidade Tiradentes, e acontece na próxima terça-feira (20/6), às 15h, no CEU Inácio Monteiro. O local fica na rua Barão Barroso do Amazonas, s/n, também no Extremo Leste de São Paulo.
Redação PEM