Inscreva-se: Agosto começa com oportunidades para artistas, agentes culturais e iniciativas de saúde e sustentabilidade na quebrada

Inscreva-se: Agosto começa com oportunidades para artistas, agentes culturais e iniciativas de saúde e sustentabilidade na quebrada

A gente seleciona e indica as inscrições para participar de curso de fotografia do Porto de Cultura; de formações em palhaçaria e improvisação, da Cia Achadouros, na zona Leste; do projeto Periferia que Cuida, da ANIP, na zona Sul; e da Virada Sustentável, em toda a cidade. Confira!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Porto de Cultura

Foto por Allan Cunha, professor no curso do Porto de Cultura

Foto por Allan Cunha, professor no curso do Porto de Cultura

Entre os dias 6 de agosto e 21 de setembro, a iniciativa Porto de Cultura oferece um curso de fotografia gratuito no Centro Cultural Monte Azul, na zona Sul de São Paulo.

A oficina vai capacitar 15 jovens das periferias paulistanas na linguagem e prática fotográfica, buscando explorar a fotografia não apenas como técnica, mas também como expressão artística e ferramenta de comunicação.

Durante as 12 aulas, participantes serão conduzides por profissionais Allan Cunha, Léu Britto (foto de capa desta matéria) e Marly Porto, abrangendo desde a introdução à linguagem fotográfica até a produção de um portfólio pessoal.

Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, possuir equipamento fotográfico (analógico, digital ou celular) e ter experiência prévia em fotografia por ao menos 4 anos. Ao final, as fotografias serão expostas na sede do banco BNP Paribas, em São Paulo, durante o mês de novembro. Inscreva-se aqui para participar.

Cia de Achadouros

Cia de Achadouros (foto divulgação)

Cia de Achadouros (foto divulgação)

A Cia de Achadouros, famosa pela palhaçaria e teatro de rua, completa 10 anos de trajetória e celebra a data com uma série de ações especiais. Entre os destaques, estão oficinas gratuitas de diversas áreas das artes cênicas, que serão realizadas na SP Escola de Teatro – Unidade Brás e em São Mateus, na zona Leste de São Paulo.

As oficinas acontecem ao longo do mês de agosto e abordam temas como palhaçaria, improvisação, produção cultural e paisagens da memória. A programação conta com a participação de grandes nomes do teatro brasileiro, como Cida Almeida, Tereza Gontijo e Sofia Papo, além dos integrantes da própria Cia de Achadouros.

As inscrições podem ser realizadas no site da SP Escola de Teatro

Periferia que Cuida

Em busca de fortalecer o empreendedorismo e promover a saúde integral nas periferias da zona Sul de São Paulo, o projeto Periferia que Cuida está oferecendo uma oportunidade única para negócios locais. A iniciativa, resultado da parceria entre ANIP, RD Saúde e Instituto Devive, visa capacitar, mentorar e investir em até 15 negócios que atuam na área de saúde física, mental e emocional.

Por meio de workshops, treinamentos e mentoria especializada, os empreendimentos selecionados receberão ferramentas para desenvolver seus negócios e gerar impacto social em suas comunidades. Além disso, o projeto oferece uma bolsa de participação de R$ 3,9 mil e a possibilidade de receber até R$ 20 mil em investimento semente.

Para participar, inscreva-se até 22 de agosto clicando aqui neste link. Para mais informações, acesse o link do regulamento ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Virada Sustentável

A Virada Sustentável, referência em eventos de sustentabilidade no Brasil, está com as inscrições abertas para sua edição de 2024. A partir de 2 de agosto, artistas, coletivos, organizações e o público em geral poderão submeter projetos para integrar a programação do festival, que neste ano terá uma novidade: a estreia em Curitiba, além das tradicionais edições em Manaus, Porto Alegre e São Paulo.

Com o objetivo de promover a reflexão sobre temas como meio ambiente, cultura e inclusão social de forma criativa e engajadora, a Virada Sustentável busca projetos que utilizem a arte e a cultura como ferramentas para transformar a realidade. A programação do festival contará com atividades como intervenções artísticas, oficinas, debates e performances em espaços públicos e privados.

Uma das novidades deste ano é a adoção do conceito de acupuntura urbana, que consiste em realizar ações estratégicas em pontos de grande circulação de pessoas, como estações de metrô, ônibus e praças. A ideia é levar a mensagem da sustentabilidade para um público cada vez mais amplo e diverso.

As inscrições para a Virada Sustentável 2024 podem ser feitas através do site oficial do evento clicando aqui. Em São Paulo, o evento acontece entre 28 de novembro e 1 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também
Apoie!
Abrir bate-papo
Periferia em Movimento no Zap!
Olá! Aqui você recebe todas as notícias da Periferia em Movimento no WhatsApp. Clique em abrir o Bate-papo e nos chame no Zap!
Pular para o conteúdo