O LACRE (Laboratório CriatHIVo) está com inscrições abertas para oficinas gratuitas voltadas a juventudes LGBTQIAPN+ das periferias da zona Leste e Sul de São Paulo. O projeto propõe um processo formativo que articula arte, educomunicação e cultura como estratégias de enfrentamento ao estigma do HIV e fortalecimento de trajetórias periféricas.
O projeto oferece oficinas em três linguagens: ArtHIVismo (artes visuais), Serigrafia CriatHIVa e Registros EducomunicAtHIVos (audiovisual). As atividades acontecem de forma presencial nos territórios da zona Leste e zona Sul, com acompanhamento coletivo e concessão de bolsas para as pessoas participantes.
Entre 2024 e 2025, o LACRE realizou oficinas e ações culturais que reuniram cerca de 90 participantes, resultando na produção de zines, registros gráficos, um curta documental e encontros públicos de compartilhamento nos territórios.
Nesta edição, o processo formativo acontece entre março e abril e culmina no FestHIVAL do LACRE, evento público de celebração e circulação das produções artísticas e educomunicativas desenvolvidas ao longo do projeto, fortalecendo a memória, a visibilidade e a continuidade das ações.
Realizado em 2026 com fomento do Programa VAI 2, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o LACRE é idealizado, produzido e desenvolvido por pessoas trans, reunidas no LACRE Coletivo. A iniciativa prioriza a participação de pessoas trans e travestis e atua na intersecção entre cultura, saúde, educação e direitos humanos.
Serviço
Realização: LACRE Coletivo | Programa VAI 2 – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Inscrições: 26/01 a 18/02/2026
Custo: Gratuito, com bolsas
Inscrições: https://forms.gle/c2LgsKrMmXt5tC94A


