As férias escolares estão aí! Para estudantes de escolas da rede estadual de São Paulo, o recesso escolar começou no dia 30 de junho. Já nas escolas da rede municipal da capital, a pausa começa neste dia 7 de julho.
Pensando neste período de descanso, separamos algumas dicas de programação para crianças, adolescentes (e responsáveis, se possível) curtirem esses dias. Se liga!
Selva SP
O Selva SP é o primeiro parque de aventura de São Paulo, instalado no Polo de Ecoturismo do Extremo Sul (Parelheiros/Marsilac), em plena Mata Atlântica preservada e cortada pelo Rio Capivari – tido como o último rio limpo da capital paulista.
Dentre as aventuras, é possível praticar atividades como boia-cross e rafting em corredeiras, inclusive com opção adaptada para crianças a partir de 4 anos. Também dá para fazer stand up paddle em trechos mais calmos do rio, além de rapel guiado, tirolesa e a falsa baiana, que é uma travessia de slackline sobre a água.
As visitas precisam ser agendadas com antecedência. Confira todas as informações no site.
Recreio nas Férias
Entre os dias 7 e 16 de julho, será realizada a 46ª edição do Recreio nas Férias, com o tema “Espaço de Brincar”. O programa deve envolver cerca de 50 mil participantes, entre bebês, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
A programação acontece em 132 polos espalhados por São Paulo, incluindo 59 CEUs, que oferecerão atividades das 9h às 16h para o público de 4 a 14 anos, sem necessidade de matrícula na Rede Municipal. Já as creches atenderão crianças de 0 a 3 anos matriculadas em unidades da Rede, direta ou indireta, das 7h às 17h, mediante inscrição.
As atividades incluem ações culturais, esportivas, de lazer e passeios a museus, teatros, cinemas e exposições.
Confira endereços e mais informações no site.
Parques abertos
- Parque Ecológico do Tietê
Localizado na zona Leste de São Paulo, essa é uma extensa área verde de proteção ambiental inaugurada em 1982. Por lá, você encontra uma rica biodiversidade, com animais como capivaras, tucanos e gaviões.
O espaço também abriga o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), que trata e reabilita espécies apreendidas antes de devolvê-las à natureza. O parque ainda conta com um Centro Cultural e de Educação Ambiental, além de biblioteca, palco ao ar livre e teatro de arena.
Funcionamento: diariamente, das 6h às 17h. A entrada é grátis.
Endereço: Rodovia Ayrton Senna (km 17) ou Av. Dr. Assis Ribeiro, 3.000
Confira opções de lazer no site.
- Parque Natural do Varginha
Criado em 2012 no Extremo Sul de São Paulo, o Parque Natural Municipal Varginha permite explorar duas trilhas principais – a do Içá, com cerca de 1,8 km e um mirante, e a da Bromélia – além de um lago com deck para contemplação.
A estrutura oferece parquinho infantil, pista de bike, academia ao ar livre, biblioteca, estacionamento e alojamento para pesquisadores.
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é grátis
Endereço: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6300 – Jardim Maria Fernandes
Veja mais detalhes sobre o parque no site.
- Parque Central do Itaim Paulista
Inaugurado em 2013, o Parque Ecológico Central do Itaim Paulista surgiu a partir de uma intensa mobilização comunitária iniciada em 2006, quando a população barrou sua urbanização por meio de um abaixo-assinado e diálogo com a Prefeitura.
No local, as pessoas encontram trilhas ideais para caminhadas, uma pista de bicicross e skate construída pelos próprios habitantes da região, playground e a Biblioteca do Verde. A estrutura também oferece aparelhos de ginástica, ponto de coleta de óleo de cozinha, etc. O parque abriga 36 espécies de aves, além de vegetação nativa da Mata Atlântica, com destaque para árvores frutíferas e o ameaçado pau-brasil.
Funcionamento: diariamente, das 7h às 17h. A entrada é grátis
Endereço: R. Alfredo Moreira Pinto – Itaim Paulista
Circuito Spcine
A rede de 32 salas de cinema da Prefeitura de São Paulo foi criada com o intuito de democratizar o acesso ao audiovisual, especialmente em regiões sem cinemas comerciais. A iniciativa exibe semanalmente filmes nacionais e internacionais de gêneros diversos.
Gerido pela empresa Spcine, o projeto conta com salas em 17 das 32 prefeituras regionais, priorizando áreas periféricas. Do total, 28 salas oferecem sessões gratuitas, enquanto 4 têm ingressos a preços populares (R$ 2 a R$ 4). A maioria das salas está localizada em CEUs e centros culturais da cidade.
Confira a programação no site do Spcine.
Programação nos SESCs
Os Serviços Social do Comércio (SESC) são instituições voltadas para promover atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer para trabalhadores do comércio e da comunidade. Presentes em várias cidades do país, oferecem desde teatro, música e exposições até cursos, oficinas, academias e espaços para convivência.
- Campo Limpo, zona Sul
Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados: 10h às 19h
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo
- Interlagos, extremo Sul
Histórias Não Contadas: o projeto cria um espaço de protagonismo da cultura surda, promovendo acessibilidade e ampliando as formas de expressão e escuta sensível do público. A atividade convida crianças e adultos a mergulharem em narrativas onde as mãos falam e os olhos escutam. As atividades acontecem entre os dias 5 e 26 de julho, às 14h.
Funcionamento: quarta a domingo, das 9h às 17h
Endereço: Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial
- Itaquera, zona Leste
Espaço de Brincar: voltado para crianças de 0 a 6 anos, com atividades sensoriais com sons, cores e materiais diversos. Quarta e sexta: 12h às 16h30; quinta e sábado: 12h30 às 16h30 e domingo, das 9h30 às 16h30.
Funcionamento: quarta a domingo, das 9h às 17h
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera
Veja a programação completa no site do SESC.
Museu das Favelas
Inaugurado em 2022 e localizado no Largo Páteo do Colégio, na região central de São Paulo, o Museu das Favelas tem programação especial nas férias de julho.
Nos fins de semana dos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, acontece o “Di Quebradinha” no jardim, com jogos de rua, jogos e oficinas para criar brinquedos típicos das favelas.
No museu, a exposição permanente “Sobre Vivências” apresenta diferentes formas de viver nas favelas por meio de fotos, vídeos, áudios e poemas. Também está em cartaz a homenagem ao grupo de rap “Racionais MC’s: O Quinto Elemento”. No térreo, a mostra temporária “Funk Arte e Resistência” destaca a arte visual ligada ao funk paulista.
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até 18h
Endereço: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo
A entrada é gratuita, mas para visitar as exposições internas é preciso retirar ingresso antecipado pelo site ou na bilheteria. Saiba mais no site do Museu.