Rede Ubuntu
A Rede Ubuntu de Educação Popular realiza cursinhos populares de quebrada no Jardim Ângela, Capão Redondo e Itapecerica da Serra.
Com aulas aos sábados, aplicação de simulados, apoio psicológico e passeios para conhecer universidades, os cursinhos buscam criar um espaço acolhedor dentro da realidade periférica.
A pré-inscrição para participar das turmas de 2025 está aberta. Acesse aqui.
Cursinho Niggaz
O Movimento Confluências de Educação Popular, que reúne pessoas educadoras e ativistas do Brasil e de países africanos, anuncia a abertura das inscrições para seu cursinho pré-universitário Niggaz.
As aulas acontecerão aos sábados, das 9h às 17h, no CEU Navegantes, no Grajaú (Cantinho do Céu). As aulas são totalmente gratuitas e voltadas a preparar estudantes para o ingresso no ensino superior.
As pessoas interessadas podem se inscrever pelo site confluencias.net.br ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Também é possível se inscrever pelo formulario on-line (clique aqui).
Rede Emancipa
Movimento social de educação popular, a Rede Emancipa luta pela democratização do acesso à universidade e por uma educação pública gratuita, de qualidade e crítica. Para isso, promove cursinhos populares gratuitos em mais dd 20 estados brasileiros.
Para se inscrever, acesse o site e escolha o cursinho mais próximo do local em que mora, preencha o formulário e aguarde o e-mail de confirmação.
Inscreva-se clicando aqui.
Projeto Raiz
Com 27 anos de história, o Projeto Raiz é um cursinho popular de esquerda que valoriza a diversidade e a democracia. Para “pintar a universidade de povo”, a iniciativa que acontece no Extremo Sul de São Paulo recebe inscrições para a edição de 2025.
Inscreva-se até dia 22 de fevereiro clicando aqui.
Cursinho Professor Moacir Souza
Com aulas gratuitas na Biblioteca Orobó Mikail, em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo, o cursinho popular Professor Moacir Souza também recebe inscrições.
As aulas começam dia 8 de março e seguem aos sábados, das 9h às 18h. Inscreva-se on-line.
Cursinho Popular Maio de 68
O Cursinho Popular Maio de 68 é uma iniciativa gratuita que visa dar suporte para que estudantes da rede pública de Mogi das Cruzes possam acessar ao Ensino Superior em Universidades Públicas.
As inscrições para participação em 2025 já estão abertas. Confira aqui.
Cursinho Eldorado
Fundado em 2019, o Cursinho Eldorado é um projeto totalmente gratuito com foco no Enem e demais vestibulares, direcionado a jovens e adultes do bairro de Eldorado, em Diadema, que realizaram seus estudos na rede pública de ensino. Com duração de 6 meses e 80 vagas disponíveis a partir de um sistema de cotas, a iniciativa prioriza pessoas que possuam renda de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa na residência.
As aulas serão ministradas aos sábados, das 9h às 17h30 na EMEB. Átila Ferreira de Vaz, em Diadema. As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line.
Cursinho Popular Elza Soares
A Rede de Cursinhos Populares Elza Soares atua em prol da ampliação e democratização do acesso às universidades das camadas populares a partir de um projeto de ensino-aprendizagem crítico relacionado ao cotidiano de estudantes.
As aulas começam em 8 de março, sendo presenciais e aos sábados, das 8h às 18h, e serão ministradas na Comunidade São Remo, no Butantã (zona Oeste).
Com inscrições gratuitas, o curso dá prioridade na matrícula para alunes de escolas públicas, pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas, com renda inferior a 1,5 salário mínimo, ex-estudantes do Cursinho Elza Soares e quem mora na Comunidade São Remo.
As inscrições podem ser realizadas até 22 de fevereiro a partir do preenchimento do formulário on-line.
Thiago Borges