2025 com saúde: Confira iniciativas de práticas esportivas e bem-estar nas periferias

2025 com saúde: Confira iniciativas de práticas esportivas e bem-estar nas periferias

As metas para 2025 estão nas nossas mentes e listas de resoluções. Dentre elas, os exercícios físicos, não visando apenas o corpo, mas também resultando em saúde e bem-estar. Pensando nisso, a Periferia em Movimento preparou uma seleção de iniciativas que promovem práticas esportivas ou de cuidado na quebrada. Confira!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Treino na Laje

A Associação Treino na Laje (@treinonalaje) foi criada em setembro de 2018 e já proporcionou aulas de yoga gratuitas para mais de mil pessoas. A iniciativa atua em mais de cinco comunidades, além de instituições como a Fundação Casa e a Penitenciária Feminina Sant’Ana. ​Segundo o site do Treino da Laje, todas essas ações acontecem por conta do apoio de pessoas que se sensibilizam com o programa!

O projeto é gratuito e não necessita fazer inscrição prévia. No site é possível conferir todos os locais e horários disponíveis no momento.

Ioga di Quebrada

O Ioga di Quebrada (@iogadiquebrada) conta com uma página no instagram em que divulga a realização da modalidade rítmica em locais como Jardim Helga, no Campo Limpo, Jardim Lídia, no Capão Redondo e até mesmo nos Sescs Campo Limpo e Interlagos – todos os locais em periferias da zona Sul da capital paulista.

Além de ioga, é possível praticar muay thai, jiu jitsu e aprender sobre a filosofia médica oriental Ayurveda. A divulgação dos locais e inscrições são divulgadas no instagram.

Projeto Vida Corrida

Desde 1999, o Projeto Vida Corrida (@projetovidacorrida) visa proporcionar práticas sociais, impactando a vida de milhares de crianças, adolescentes e suas famílias por meio do esporte. Localizada no Capão Redondo, na zona Sul de São Paulo, a  associação conta com um grupo de pessoas que realiza a capacitação com condicionamento físico, técnicas e conhecimentos para a prática esportiva.

O Vida Corrida conta com prática esportiva para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos, três vezes por semana, e com 15 participantes. Além disso, promove futebol feminino, exercícios de condicionamento físico, atletismo, entre outros. As atividades são gratuitas, mas é necessário fazer inscrição. No Instagram é possível ficar por dentro das oportunidades em aberto e das formas de contato.

Navegando nas Artes

Desde 2016, a iniciativa Navegando nas Artes (@navegandonasartes) promove vivências náuticas usando barcos à vela, tendo como foco estimular reflexão, sensibilização e mobilização de locais nas margens da Represa Billings, no extremo Sul de São Paulo. A ideia é promover a valorização da água como um bem finito, do meio ambiente, etc., sempre alinhado com a linguagem artística do grafite.

O Navegando nas Artes investe no potencial náutico, acreditando na vela como uma ferramenta para promover a transformação social. Para participar das atividades, é necessário preencher o formulário disponível no site.

Perifeminas FC

Perifeminas (reprodução)

Perifeminas (reprodução)

O projeto sociocultural Perifeminas (@perifeminas_f.c) localizado em Parelheiros, Extremo Sul da capital, é composto por mulheres fomentadores de futebol de várzea como forma de resistência na comunidade. Além do futebol feminino, a iniciativa também conta com o projeto social Perifemanos.

O coletivo foi fundado em 2014 e objetiva proporcionar lazer e esporte em uma área que carece de opções de atividades físicas, além de empoderar as mulheres. No instagram é possível ficar por dentro de eventos, oportunidades e até mesmo renovação dos elencos.

Programa Academia da Saúde

A partir de 2014, o município de São Paulo passou a implementar seus primeiros polos semelhantes à Academia, dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Programa Academia da Saúde objetiva promover bem-estar e cuidado, com modos de vida saudáveis para a população.

Com 18 núcleos, o Programa Academia da Saúde desenvolve atividades abertas à população com as equipes multiprofissionais. Segundo o site da Prefeitura, 12 desses polos estão habilitados. Confira mais detalhes aqui. https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/noticias/365051

Edição: Thiago Borges. Foto em destaque: Vida Corrida

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APOIE!
Abrir bate-papo
Periferia em Movimento no Zap!
Olá! Aqui você recebe todas as notícias da Periferia em Movimento no WhatsApp. Clique em abrir o Bate-papo e nos chame no Zap!
Pular para o conteúdo