No mês da Consciência Negra, 1ª Bienal do Samba faz viagem pela história do samba paulista

No mês da Consciência Negra, 1ª Bienal do Samba faz viagem pela história do samba paulista

Evento gratuito acontece de 2 de novembro a 1 de dezembro no Centro Cultural São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso e Faculdade Zumbi dos Palmares. Confira a programação

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Tradições, riqueza, diversidade e criatividade do samba paulista. É isso que promete mostrar a 1ª. Bienal do Samba SP, que acontece em novembro – mês da consciência negra – no Centro Cultural São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso e na Faculdade Zumbi dos Palmares.

Gratuito e aberto ao público, o evento começa neste sábado (2/11), no Centro Cultural São Paulo (localizado na rua Vergueiro, 1000- Metrô Vergueiro, linha Azul). As atividades também se estendem ao Teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153- Bela Vista) e Faculdade Zumbi dos Palmares (av. Santos Dumont, 843- Bom Retiro), onde encerra no dia 1 de dezembro, véspera de dia do samba.

O evento tem uma programação ampla e diversificada. Thobias da Vai-Vai (foto de capa desta matéria), Eduardo Gudin, Luizinho 7 Cordas, Osvaldinho da Cuíca e a velha guarda do Vai-Vai e do Camisa Verde e Branco estão entre as atrações.

(Foto: Thiago Borges/Periferia em Movimento)

Roda de samba Pagode da 27 acontece todos os domingos, no Grajaú, Extremo Sul de São Paulo. (Foto: Thiago Borges/Periferia em Movimento)

Também acontece uma exposição que conta a história do samba paulista em uma linha do tempo, além de shows com sambistas de renome, atividades educativas, workshops, rodas de conversa, palestras e reflexões sobre o samba e sua importância como expressão artística e cultural.

Visitantes também serão presenteados com o livreto “Samba Paulista- uma breve apreciação”, escrito pelo professor e mestre em Ciências Sociais José de Almeida Amaral Junior, fruto de um robusto trabalho de pesquisa sobre o tema.

Premiação

Outro destaque dessa bienal é o show de apresentação da 1ª Mostra de Canções Inéditas das Comunidades de Samba de São Paulo, que selecionou 12 sambas inéditos (não gravados/não registrados) de sambistas do Estado de São Paulo.

Os sambas classificados receberão como prêmio a produção, arranjo, apresentação na bienal e gravação da música, sob a direção musical de Jr. Denden. Os três primeiros colocados ganham ainda um incentivo em dinheiro.

Confira a programação

– De 02/11 a 01/12 – Centro Cultural SP –  Exposição contando a história do samba paulista. Praça das Bibliotecas.  Das 10h às 20h (de terça à sexta-feira) e de 10h às 18h (sábados, domingos e feriados).

– 02/11, às 19h – Centro Cultural SP – Show “Reduto de Bambas”, sala Adoniran Barbosa, com a velha guarda da Vai-Vai e Camisa Verde e Branco.

– 08/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural SP –  Atividade educativa: Workshop de violão com Luizinho 7 Cordas; e Percussão com Guto Bocão.

– 09/11, das 17h30 às 19h30 – Teatro Sérgio Cardoso – Show “Paulistano”, com Thobias da Vai-Vai e Eduardo Gudin, com repertório de compositores paulistas.

– 10/11, das 19h às 22h – Teatro Sérgio Cardoso – Show com os 12 selecionados da 1ª Mostra de Canções Inéditas das Comunidades de Samba de São Paulo. Mestre de Cerimônias: Moisés da Rocha.

 

Atividades educativas – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000- Metrô Vergueiro)

– 13/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural SP- Palestra musicada com Canhotinho (Demônios da Garoa) e Osvaldinho da Cuíca.

– 19/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural SP – Roda de Conversa:  “A importância social e histórica do Samba”.

– 27/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural São Paulo –  Roda de Conversa: “História e rumos da pesquisa do samba paulista”.

 

Atividades educativas na Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843- Bom Retiro)

01 de dezembro (domingo), das 10h às 10h30 – Abertura

– 10h30 às 11h – Serestas, Sambas e Choros, com  Renatinho 7 Cordas & Amigos

11h às 13h – Aula de Samba-Rock

13h às 14h – Palestra “Batuque, o embrião da música afro-brasileira”, com Lameck Macaba

14h30 às 15h – Serestas, Sambas e Choros, com Renatinho 7 Cordas & Amigos

15h30 às 16h30 – Show com Elizeth Rosa e Banda

17h – Encerramento – Zumbi Zaire (escola de samba da Faculdade Zumbi dos Palmares).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo