De Liniker a Hariel, passando por Tássia Reis e Nayra Lays: 9 lançamentos musicais periféricos pra ouvir

De Liniker a Hariel, passando por Tássia Reis e Nayra Lays: 9 lançamentos musicais periféricos pra ouvir

Você certamente ouviu “Caju” nas últimas semanas e deve ter passado pelo “Funk Superação” do MC paulistano. Na Periferia em Movimento, a gente soma outras novidades da música periférica brasileira para conferir.

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Preparamos esta playlist para iniciar os trabalhos. E logo a seguir, você confere os detalhes da nossa seleção!

“Topo da Minha Cabeça”, de Tássia Reis

Em seu quinto disco, a cantora e compositora paulistana (na foto de capa desta matéria) registra um ensaio de movimentos introspectivos e reconexão com a ancestralidade. O lançamento tem participações especiais de Criolo e Theodoro Nagô, e sintetiza as misturas que foram sendo costuradas pela artista paulista ao longo do processo, unindo o Soul, Samba, Rap, Drill, Funk, R&B, Jazz e muito mais por um olhar afrofuturista.

Ouça aqui ou confira abaixo:

“Feita de Samba”, de Nayra Lays

A cantora do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo) lança seu primeiro álbum de estúdio. Com 12 faixas, o lançamento foi trabalhado por Nayra Lays (foto de capa desta matéria) nos últimos quatro anos e resgata seu amor pelo samba que adquiriu com a família, em especial das lembranças de infância ouvindo CDs do Belo.

Ouça aqui ou abaixo:

“Portal”, de Rashid

Quem também lançou álbum novo recentemente foi o rapper, letrista, pensador e multiartista paulistano Rashid. O quinto álbum de estúdio marca vários dos portais que o atravessaram ao longo dos últimos anos, seja com a paternidade ou pelos relacionamentos consigo mesmo ou com o outro, por exemplo. São 9 faixas, incluindo participações de Lenine, Melly, Lagum e Péricles, “o rei da voz”.

Ouça aqui e confira abaixo:

“Âncora”, de Ravih

A nova música de Ravih é predominante pop, com elementos de rock, gospel music e música clássica. O artista de Parelheiros (Extremo Sul de São Paulo) também lança um vídeoclipe com um elenco formado apenas por mulheres, que encenam uma performance coreográfica para ilustrar o ciclo de rejeição, resiliência e cura.

Ouça aqui e assista o clipa abaixo:

“Afrodite”, com Delacruz e Iza

Delineando um R&B aconchegante, Delacruz se une à cantora Iza no single “Afrodite”. Embalada por uma sofisticação musical carregada de acordes, a música prepara o público para a chegada do novo trabalho de estúdio do artista carioca.

Ouça “Afrodite” aqui e assista o clipe abaixo:

“Maria Felipa”, de XAUIM

O cantor e compositor lança um single acompanhado de videoclipe que revisita a luta pela independência do Brasil, com um enfoque especial no contexto da Bahia e na data simbólica de 2 de julho. O vídeo foi gravado em Saubara, a 103 quilômetros de Salvador, e destaca histórias de resistência e coragem frequentemente apagadas pela narrativa oficial, como a de Maria Felipa, mulher negra heroína da independência.

Ouça aqui e assista abaixo.

“Pra Buscar”, de Tas

Outro artista baiano com lançamento na praça é o rapper Tas, que traz ao público um funk no estilo consciente. A música conta com participação do Funkeiro Camarada Janderson e foi gravada inteiramente em São Paulo. A canção propõe um debate sobre o êxodo nordestino, de tantas pessoas que precisaram um dia sair de sua região natal em direção à capital paulista.

Ouça aqui. Confira o clipe abaixo.

“Funk Superação”, de MC Hariel

Lançado no final de agosto, o novo álbum do MC Hariel traz uma série de participações especiais. É o caso de Gilberto Gil, em “A Dança”, ou Péricles, em “Eu te avisei”. Ao mesmo tempo em que reforça o compromisso social do funk que produz, o chamado Haridade explora os limites artísticos.

Se você ainda não ouviu, ouça aqui. Ou assista abaixo:

“Caju”, de Liniker

Finalmente, chegamos a um dos lançamentos recentes que bombaram nas plataformas de streaming. Lançado em agosto, o novo álbum da cantora atingiu 6 milhões de ouvintes nas primeiras 24 horas. São 14 faixas que, segundo Liniker, refletem oito anos de terapia e cuidados com a saúde mental. O novo disco solo ainda conta com nomes como Anavitória, Lulu Santos e Pabllo Vittar.

Se você ainda não ouviu, ouça aqui. Ou confira abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo