Com 579 blocos oficialmente cadastrados pela Prefeitura paulistana, o Carnaval de Rua de São Paulo devem fazer 637 desfiles e atrair mais de 15 milhões de pessoas durante o feriadão e nos finais de semana pré e pós-folia, em todas as subprefeituras da cidade e com acesso gratuito.
A festa popular começa já neste sábado (3/2) e segue até o dia 18 de fevereiro – e, da ponte pra cá, grupos periféricos se organizam e fortalecem a manifestação cultural na quebrada.
Entre os já tradicionais, estão o Itaquerendo Folia, que sai amanhã na zona Leste; e o Urubó, que estreia domingo (4/2), na Freguesia do Ó.
No sábado de Carnaval (10/2), o Bloco do Beco arrasta multidões no Jardim Ibirapuera (zona Sul), enquanto ali perto a Galera da Rampa sai pelo Jardim Guarujá. Já no domingo de folia (11/2), destaques ficam por conta do Bloco do Litraço, no Jardim São Luís (zona Sul) e Perus Folia (zona Noroeste).
Na segunda-feira (12/2), é dia dos blocos afro É Di Santo, no Piraporinha (zona Sul); e Filhas da Mãe África, em São Miguel Paulista (zona Leste). Já na terça (13/2), tem Império do Morro, no Jardim Monte Azul, e Tá Suavi, em Sapopemba.
A Periferia em Movimento selecionou 100 blocos de diferentes vertentes e para diversos públicos – do infantil à terceira idade, de blocos afro ao reggae – que saem todos os dias de festa nas quebradas da capital paulista.
Clique, confira data e horário e trace a rota até o bloco mais próximo!
Thiago Borges