Dá o play: 5 lançamentos audiovisuais para ouvir ou assistir agora

Dá o play: 5 lançamentos audiovisuais para ouvir ou assistir agora

Selecionamos documentários, intervenções, podcasts e mais produções periféricas para você conhecer. Confira!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 3 minutos

Foto em destaque: Ana Guerra / Cia Diversidança

Resistência Periférica

Realizado pelo Coletivo Estética Urbana, com o apoio do Programa VAI, o programa Resistência Periférica consiste em uma série de videocasts temáticos com entrevistas de militantes de movimentos sociais e participação de profissionais da comunicação de periferias de São Paulo.

Gravada na Casa de Cultura da Vila Guilherme e na Casa Popular de Cultura do Jaçanã, na zona Norte paulistana, a série aborda temas como a luta indígena, identidade de gênero, o movimento negro e o direito à cidade – este último contou com participação de Thiago Borges, jornalista da Periferia em Movimento, na mediação.

“Trajetos y Afetos”

O filme é produzido pelo coletivo Curvas Prod, formado por pessoas LGBTQIAP+, filhas de migrantes nordestinas e moradoras dessas periferias com apoio do Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A agenda de exibições é divulgada no instagram do grupo. O trailer já está disponível nas redes sociais:

Filhos da Esperança

Em 2013, famílias sem teto ocuparam um terreno localizado em Osasco (região metropolitana de São Paulo). O documentário produzido por integrantes do movimento Luta Popular entrevista adolescentes e jovens que cresceram em meio à luta por moradia na Ocupação Esperança.

“MicroDanças”

Após temporada de apresentações online e presenciais, a Cia Diversidança divulga a série “MicroDanças”, com microvídeos que sintetizam seu longo processo de produção artística. O projeto foi contemplado pela 32ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

A trilogia do grupo da zona Sul de São Paulo se iniciou durante a pandemia, em 2020.  Na 1ª edição, o ponto de partida era tensionar os sentimentos em relação à pandemia. A edição seguinte deu foco à transição entre o confinamento e a liberação moderada devido à chegada das vacinas. Encerrando, agora propõem reflexões sobre a pandemia após a volta dos relacionamentos sociais e afetivos.

BiomaCast

Produzido pela Bioma, plataforma de conexão fundamentada na Comunicação Ancestral realizada pela Preta Hub e que une saberes tradicionais e territoriais em busca da ampliação do impacto social, o BiomaCast é um podcast que discute justamente isso.

A cada 15 dias, o programa recebe pessoas convidadas que fazem comunicação ancestral afetiva e efetiva para populações negra, indígena, periférica e LGBTQIAP+. Ouça abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo