Entre quinta-feira e sábado (dias 17, 18 e 19 de agosto), acontece o Favela Cria23, um encontro para discutir a comunicação das favelas e periferias com a participação de profissionais de todas as áreas e regiões do Brasil para falar sobre publicidade, jornalismo, criatividade, inovação, cultura, moda e tecnologia nas periferias.
Realizado pelo Grupo Cria Brasil, negócio de impacto social do G10 Favelas, o evento tem o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos sobre como fazer uma comunicação assertiva dentro e fora das favelas brasileiras, explorando distinções e potencialidades. O Favela Cria acontece no Pavilhão Social, localizado na rua Itamotinga, 100, em Paraisópolis, segunda maior favela da cidade de São Paulo. Para participar, é necessário se inscrever por aqui.
A Periferia em Movimento participa do evento, com a presença da jornalista e co-fundadora Aline Rodrigues (destaque na foto de capa) no painel “Educação Midiática na formação de uma nova sociedade”, às 13h do sábado (19/8). A conversa tem mediação de Gisele Alexandre, jornalista e editora do jornal Espaço do Povo; e participação de Luís Nascimento, co-criador do Perifatec, e Patricia Bianco, da Palavra Aberta.
Destaques
No primeiro dia de evento, quinta-feira (17/8), o tema é Comunicação de Quebrada. Entre os destaques, estão as presenças profissionais como Léu Britto para falar do trabalho audiovisual; Ivone Silva, presidente do Instituto Lula, para abordar empregabilidade e futuro; e Alexandre de Maio, do Studio Salve Games, em painel sobre games e inteligência artificial.
Na sexta-feira (18/8), com discussões sobre Moda e Criatividade, o evento traz Flavia Rodrigues, influencer e presidente da Associação de Mulheres de Paraisópolis; Suéli Feio, do projeto Costurando Sonhos; entre outras pessoas.
E no sábado (19/8), os debates giram em torno de Jornalismo de Território, com abertura do jornalista Fábio Turci e Siyabulela Mandela, bisneto do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e presidente da organização Journalists for Human Rights; Sérgio Ludtke, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em painel sobre desinformação; e a atriz Bruna Mascarenhas, protagonista da série Sintonia, em conversa sobre potências periféricas.
Redação PEM