Da zona Leste ao Extremo Sul, grupos ocupam ruas e espaços públicos com teatro e outras atividades culturais

Da zona Leste ao Extremo Sul, grupos ocupam ruas e espaços públicos com teatro e outras atividades culturais

Selecionamos 4 atrações culturais que acontecem em periferias paulistanas a partir desta sexta-feira (11/8). Confira!

Compartilhe!

Nutrindo Quintais Ancestrais

Foto: Paulo Henrique Sant’Anna

Com encontros mensais entre junho e dezembro deste ano, o projeto Nutrindo Quintais Ancestrais ocupa ruas e praças do Grajaú para contruir e fortalecer espaços de troca e potência. Neste sábado, encontro acontece no Parque Prainha, localizado na rua das Palmeiras (Jardim Prainha, Extremo Sul de São Paulo), às margens da represa Billings.

A partir das 16h, o grupo Semente do Jogo de Angola realiza uma roda de capoeira, seguido por uma vivência de tambores com o multiartista e educador Paulo Henrique Sant’Anna. Às 18h30, a Família Unidos pela Dança apresenta seu espetáculo “Planeta Fome”, inspirado na obra da cantora e compositora Elza Soares para traçar um paralelo entre a trajetória dela e de quem vive na periferia da cidade.

Nos intervalos, discotecagem com DJ Hudson e ações da articulação do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) no CEU Navegantes.

Brincando na Praça

O evento ocupa praças públicas nas periferias da zona Sul de São Paulo por 2 finais de semana seguinte. E começa neste próximo, dias 12 e 13 de agosto, com presença marcada na Praça do Campo Limpo. Com teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais, as atividades promovidas pela Muda Cultural têm como objetivo estimular a criatividade, aprendizado e senso de coletividade por meio de práticas sustentáveis e inclusivas. O evento conta com interpretação em Libras e acessibilidade para pessoas com deficiência.

No sábado (12/08), o evento inicia às 10h com “Pernalta e Malabarista” da Cia Terrível. Às 11h, a Cia Navega Jangada de Teatro apresentará “Temos Vagas”. Ao meio-dia e meia, será a vez dos “Jogos de Construção Estética: Construssim”, com a Zebra5 Jogo e Arte. Às 14h30, a Cia Novelo encanta o público com o clássico “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Em seguida, às 16h, a Ó1É Cia de Dança apresentará “sEUss” e, às 17h, a Trupe Baião de 2 encerra o dia com “Retirantes”.

Já no domingo (13/8), às 10h30 a Cia 2 e Meio trará o “Circo de Gigantes”. Logo após, às 11h, será a vez de “Frestas Poéticas” da Dança Sem Fronteiras. Ao meio-dia e meia, a Cia Bonecos Urbanos apresenta “Bonecos, Ritmos & Músicas”. Às 13h30, a Trupe BorboLetras proporciona a “Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes”. Em seguida, às 14h30, a Cia Bonecos Urbanos oferecerá uma “Oficina de Fantoches com Sucata”. Às 15h30, a Cia Lúdicos de Teatro Popular apresentará “Piolin”. Para encerrar o dia, às 16h30, haverá uma animada “Caça ao Tesouro”.

“Ifigênia à Brasileira”

Ifigênia é uma historiadora de 80 anos esquecida em uma instituição psiquiátrica. Vítima de depressão, que a condenou a um silêncio que durou décadas, acaba sendo despertada de seu estado por um jovem médico. Ela ressurge no palco para contar suas histórias de vida e trazer segredos do seu passado.

Com um discurso crítico e humor ácido, a personagem tecer comentários sobre como percebe nossa realidade e nossas questões atuais no espetáculo “Ifigênia à Brasileira”, da Cia de Teatro Compacto. Com texto de Marco Faustino, a peça tem Dedê Andrade no papel de psiquiatra e Antônio Natal, ator de 80 anos, na pele da personagem que dá nome à história.

A peça realiza temporada com apresentações gratuitas em agosto e setembro em diferentes localidades da zona Leste de São Paulo. Começa nesta sexta-feira (11/8), com 3 apresentações no CEU São Miguel, às 14h, 17h e 20h. O equipamento fica na rua José Ferreira Crespo, 471 – Jardim São Vicente). Confira a programação completa no site da Cia aqui.

Além disso, a Cia promove um ciclo de palestras com Maria Antonia Dias Martins (professora e doutora em história), para refletir sobre os conflitos e processos de escravização ocorridos durante a história do Brasil, cujas consequências podem ser observadas ainda hoje na vida das pessoas da periferia das cidades. Rola neste sábado e domingo (12 e 13/8), na Casa de Cultura de Guaianases, que fica na rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares.

Mostra de Teatro de Heliópolis

A V Mostra de Teatro de Heliópolis começa neste sábado e vai até o próximo fim de semana (de 12 a 19 de agosto), na sede do grupo e nas ruas da comunidade, com atividades gratuitas. Promovida pela Companhia de Teatro Heliópolis e pela MUK, a mostra tem como objetivo destacar o teatro das periferias e oferecer visibilidade à cena teatral periférica. As atividades também contam com transporte gratuito de van a partir da estação Sacomã do Metrô.

A Cruzada dos Corações Puros (Cia. Variante – foto de Gustavo Castellon_

No sábado (12/8), a programação abre às 16h com teatro de rua: a Cia. da Tribo apresenta “Água Doce”, na rua do Esporte, em Heliópolis. A comunidade também é palco no domingo (13/8), no mesmo horário, para a peça “Cruzada Dos Corações Puros (Ou Quem Inventou A Guerra?)”, com a Cia Variante, na travessa da rua Merici.

Já a sede do grupo, que fica na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, os destaques são o teatro adulto do Bando Jaçanã, que encena “Sankofa – Cantando e Recontando Histórias do Cangaço e da Jova” (foto em destaque no post) neste sábado (12/8), às 20h. Já no domingo (13/8), às 19h, a Produção Independente apresenta “Mãos Trêmulas”. O espaço fica na rua Silva Bueno, 1.533, no Ipiranga.

Além de 10 espetáculos teatrais, a mostra inclui vivências artísticas, oficinas de formação e o Slam do Helipa e Feira do Livro. Esse último evento ocorre na segunda-feira (14/8), às 20h, na sede do grupo de teatro em parceria com a Editora Gráfica Heliópolis.

E na terça e quarta-feiras (15 e 16/8), acontecem as oficinas “Encontrando a Sua Singularidade no Coletivo”, com Leona Jhovs; e “Produção Cultural”, comandada por Daniel Gaggini. Para participar, é necessário se inscrever aqui. No mesmo link, você confere a programação completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo