Festa, espetáculo e formações: Dicas para aproveitar o mês de junho em diferentes lugares de SP

Festa, espetáculo e formações: Dicas para aproveitar o mês de junho em diferentes lugares de SP

O mês começa recheado de atividades artísticas, culturais e formativas para todos os gostos e idades, espalhadas por diferentes territórios de São Paulo. As programações são gratuitas e abertas ao público, sendo que algumas estão sujeitas à inscrição prévia. Confira o levantamento realizado pela Periferia em Movimento e marque em sua agenda para não perder!

Compartilhe!

Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França

A partir desde domingo, entre 4 de junho e 2 de julho, a Comunidade do Rosário promove a 21ª edição da Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, localizada na zona Leste da capital paulista (foto em destaque na matéria por Pedro Live Photo)

Trata-se de uma celebração dos 221 anos da Igreja da região, construída pela Irmandade dos Homens Pretos, organização católica criada para abrigar a religiosidade do povo preto que na época da escravidão era impedido de frequentar as mesmas igrejas que os senhores de engenho.

O tema deste ano será “Nossas fomes saciadas nas virtudes de um Preto”, destacando São Benedito, um santo católico negro que se tornou símbolo da resistência contra a opressão e de luta contra a fome.

Além das festividades religiosas, a programação contempla palestras, oficinas, encontros, teatro de bonecos e apresentações musicais de nomes como Renato Gama, Izzy Gordon e Rincon Sapiência. Confira a programação completa através deste link.

Companhia de Teatro Heliópolis: “Vivência Artística no Processo de Criação”

Dando início às nossas indicações, apresentamos a oficina “Vivência Artística no Processo de Criação”, um projeto de formação promovido pela Companhia de Teatro do Heliópolis. Participantes terão a oportunidade de vivenciar o processo criativo da companhia, de forma prática e ativa e com condução do diretor Miguel Rocha.

Serão ministrados 6 encontros, cada um com 4 horas de duração. Para ocupar uma das 15 vagas disponíveis, é necessário ter ao menos 16 anos. As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição aqui. Os encontros acontecem entre 5 e 10 de junho, na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, que fica na rua Silva Bueno, 1533 – Ipiranga (zona Sul).

Memorial da Resistência: Educação em Direitos Humanos

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abriu no último dia 26 de maio as pré-inscrições para a 10ª edição do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania.

A formação tem como objetivo introduzir o público ao aprendizado de conhecimentos específicos, promovendo a troca de experiências e fornecendo uma base reflexiva para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos.

O curso contará com 6 encontros de 8 horas de duração cada, sendo 5 aulas e uma mesa redonda, ministradas por especialistas a convite do museu. As atividades acontecem de 10 a 14 de julho, com 100 vagas disponíveis, no Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia (Centro).

As inscrições terminam nesta sexta (2/6) e devem ser feitas por meio deste link.

Zona Agbara. Foto: Lua Santana

Zona Agbara: “Engasgadas, segundo rito para regurgitar o mundo”

A Companhia Zona Agbara, grupo que pauta a visibilidade e valorização da produção artística de mulheres pretas e gordas, anuncia a circulação do espetáculo ‘Engasgadas, segundo rito para regurgitar o mundo’.

Dirigida por Gal Martins, a performance conta com 6 intérpretes que expõem em cena as muitas violências que suas corpas sofreram ao longo de suas existências.

Após o sucesso de público na estreia, que aconteceu no Sesc Avenida Paulista, a obra passará por diferentes regiões de São Paulo entre junho e julho. Confira abaixo os espaços já confirmados na agenda:

– Zona Oeste – Sexta (9/6), às 19h e às 22h – Centro Cultural da Diversidade, na rua Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi

– Zona Norte – Terça (13/6), às 15h e às 20h30 – Fábrica de Cultura Brasilândia, na avenida General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia

– Zona Leste – Sexta (16/6), às 15h e às 19h; e sábado (17/6), às 19h – Espaço Pombas Urbanas, na avenida dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes

– Zona Norte – Terça (4/7), às 19h – Fábrica de Cultura Jaçanã, na rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Jaçanã

– Zona Sul – Sexta e sábado (7 e 8/7), às 21h, e domingo (9/7), às 19h – Teatro Paulo Eiró, na avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo