Por Elisabeth Botelho. Edição: Thiago Borges. Foto em destaque: Slam da Guilhermina/Sergio Silva
Ciclo Formativo do Slam da Guilhermina
O Slam da Guilhermina, localizado na zona Leste paulistana, prepara encontros formativos para poetas da nova geração. O ciclo formativo será dividido em 4 eixos temáticos: escrita, voz, corpo e performance.
Mesmo que o objetivo seja formar tecnicamente slammers (poeta compositor que se apresenta em público) para que possam ter um melhor desempenho nos campeonatos, a formação é aberta para participantes que tenham desejo de aprender sobre a construção poética em um slam.
A inscrição é feita pelo formulário até o dia 31 de março. Os 4 encontros serão no CDC Vento Leste, na rua Doutor Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca, próxima à estação de metrô Patriarca.
Roda de conversa sobre estética e política em Jorge Ben
Por trás das obras de Jorge Ben, existem diversas reflexões sobre pensamentos políticos e movimentos estéticos pretos. Os autores Allan Rosa e Deivison Faustino idealizaram o projeto “Balanço Afiado: estética e política em Jorge Ben”, que dá existência ao livro “No Prelo”, uma vídeo-aula e às discussões nas rodas de conversas.
Neste mês de março, os autores estão se reunindo com o público para compartilhar partes desta pesquisa sobre o cantor, a entrada é totalmente gratuita. O assunto central é a história e os detalhes das obras de Jorge Ben, destacando as vertentes ancestrais africanas em sua criação e sobre as muitas contribuições de imaginários, técnicas e sonoridades.
As conversas também traze, questionamentos sobre os temas: tradição, corpo, modernidade, política institucional e cotidiana, racialização, negritude, masculinidade, identidade e culturas brasileiras.
Para participar das rodas de conversas, é só colar no dia e endereço de melhor acesso para você.
– Quarta-feira (22/3), às 14h, na Biblioteca Paulo Duarte – Rua Arsênio Tavolieri, 45, Jardim Oriental, Jabaquara (Zona Sul)
– Quinta-feira (24/3), às 19h, na Ocupação Matheus Santos – Av. Paranaguá, 1633 – Ermelino Matarazzo (Zona Leste); ou na Ocupação Coragem – rua Vicente Avelar, 53 – Conjunto Residencial José Bonifácio (Zona Leste)
– Sexta-feira (25/3), às 10h, na Uneafro – Rua Oldegard Olsen Sapucaia, 173, Jardim Miriam (Zona Sul).
Inscrições abertas para oficina de teatro para crianças em Perus
Para as crianças que sonham em atuar, o Grupo Pandora de Teatro está com inscrições abertas para quem tem de 8 a 13 anos e mora na região de em Perus, zona Noroeste de São Paulo.
A oficina de teatro “Brincantes em ação” foi pensada para quem deseja iniciar no teatro. Durante as aulas, as crianças vão aprender a fazer teatro através de jogos teatrais e exercícios de construção de cenas e narrativas coletivas. Ao longo dos 2 meses de oficina, outras atividades serão inseridas, como consciência e expressão vocal e corporal.
As aulas acontecerão presencialmente aos domingos, das 9h às 12h, entre os dias 2 de abril a 4 de junho, na Ocupação Artística Canhoba – Rua Canhoba, 299, Vila Fanton. A oficina é de graça.
São 20 vagas. Responsáveis devem têm até dia 30 de março para preencher o link de inscrição presente aqui.
Festival de curta-metragem com inscrições até 31 de março
Oportunidade de ouro pra galera do audiovisual: quem produziu um curta ou está produzindo com a previsão de conclusão até abril de 2023, o 34° Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é a chance para dar mais visibilidade ao seu trampo e a receber premiações.
Para os filmes concluídos em 2022, o prazo vai até 31 de março. Já para os curtas que estão em produção, o prazo é até 28 de abril.
São aceitos filmes de qualquer gênero com no máximo 25 minutos. A inscrição é feita pelo site – é só acessar esse link. O festival vai acontecer do dia 28 de agosto a 03 de setembro. Para mais informações, acesse o link. A participação é gratuita.
Elisabeth Botelho, Thiago Borges