Por Julia Vitoria. Edição: Thiago Borges. Foto em destaque: Divulgação/PROA
Capacitação em programação
Se você está cursando ou já concluiu o 3º ano do Ensino Médio em escola pública, está com 17 até 22 anos, mora em São Paulo e gosta de programação, essa oportunidade é para você!
Com inscrições até 10 de novembro de 2022, o curso ProProfissão visa capacitar jovens para programação Java e inserção no mercado de trabalho. Promovido pelo Instituto PROA, o curso tem 150 vagas e início em fevereiro de 2023. Candidate-se neste Link.
Participantes vão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte para acompanhar as aulas, que acontecerão de segunda a sexta-feira em 2 turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de 6 meses e é semipresencial, com atividades on-line e no Senac Lapa, zona Oeste da capital paulista.
Uso de dados por coletivos da zona Sul
O Projeto Cidadão de Dados da Periferia abriu vagas e tem como objetivo apoiar coletivos culturais a traduzir a linguagem de dados para que seus impactos e atividades possam ter maior amplitude, dinamismo e escala. Ao todo, 10 coletivos culturais das subprefeituras do Campo Limpo, Capela do Socorro e M’Boi Mirim serão selecionados e vão receber um investimento de R$ 3 mil cada para colocar em prática todo o conhecimento adquirido nos encontros on-line.
Promovido pela A Banca e o Social Good Brasil com apoio do B3, o projeto vai trabalhar 7 competências nas formações: leitura, trabalho, análise, comunicação, tomada de decisão , garantia da ética e uso de dados para gerar impacto positivo.
Para participar, os coletivos devem ter disponibilidade para encontros semanais on-line entre 14 de novembro e 16 de dezembro. As inscrições são gratuitas e segue até o dia 20 de outubro neste link (clique aqui).
Cultura maker no Capão Redondo
Com cursos de tecnologia e criatividade, a Fábrica de Cultura do Capão Redondo (zona Sul de São Paulo) oferece oportunidades de Desenho de tirinhas digitais; Elaboração de portfólio digital para artistas; Ilustração digital de moda; Modelagem 3D com software gratuito; Pintura digital; Robótica divertida; Tecnologia Têxtil; entre outros.
No curso de Cultura Maker, a trilha vai trabalhar a construção de objetos utilitários a partir de técnicas DIY (do it yourself) e transformação de objetos em desuso promovendo a sustentabilidade. Serão utilizadas ferramentas manuais e elétricas, abarcando todos os níveis de experiência.
Alguns dos cursos já iniciaram, então não perca tempo e faça sua inscrição. As atividades vão até novembro deste ano. As inscrições podem ser realizadas neste link (clique aqui) http://bit.ly/inscricoes_fabricas, onde a pessoa interessada deve selecionar a unidade Capão Redondo.
Também dá pra se inscrever de forma presencial entre terça a sexta, 09h às 19h, nos sábados, das 9h às 17h; ou aos domingos, entre 12h e 17. É preciso levar comprovante de endereço e RG são necessários para concluir a inscrição.
Julia Vitoria, Thiago Borges