Roteiro, apresentação e edição por Paulo Cruz. Entrevista: Gisele Brito. Revisão de roteiro: Thiago Borges. Distribuição: Venuz Capel. Design: Rafael Cristiano
Dos 5 cargos que cada pessoa brasileira com título eleitoral regularizado vai ter que escolher na urna, no próximo dia 2 de outubro, 1 deles é para o Senado. Mas você sabe pra que serve o Senado?
O Brasil tem ao todo 81 senadoras, senadores e senadories. Cada estado tem direito a 3 representantes nesse lugar, independente do tamanho da sua população. É diferente da Câmara de Deputados, em que a representação é proporcional ao número de pessoas que vivem em cada lugar. E os senadores têm direito a mandato de 8 anos. É o único cargo que tem todo esse tempo.
A ideia é que seja alguém sempre saiba o que está acontecendo e dê estabilidade pro país. É como se fosse um conselho de homens brancos mais velhos – hoje, de 81 pessoas no Senado, apenas 15 são mulheres. Tem gente que já foi Governadores e até Presidente da República, como José Sarney e Fernando Collor.
Em algumas eleições, a gente escolhe 2 representantes pro Senado. E em outras, como a desse ano, elegemos apenas 1. Ou seja, um terço da casa legislativa vai ser renovada. Neste ano, em São Paulo, temos 11 candidaturas concorrendo a esta cadeira – apenas 2 por mulheres, a professora Vivian Mendes (do Unidade Popular) e a atual deputada estadual Janaína Paschoal (do PRTB).
A gente explica melhor no terceiro episódio de Eleições sem Neurose, em que falamos também dos atos do dia 7 de setembro, quando o Brasil completa 200 anos de Independência de Portugal.
Eleições sem Neurose é uma produção independente da Periferia em Movimento com envio por whatsapp (acesse aqui e mande um salve para o número 11 957816636 para receber os conteúdos). A gente não tem patrocínio e faz tudo com recursos próprios. Se você quiser e puder nos apoiar, faça um pix para a chave (telefone) 11 957816636
Paulo Cruz, Gisele Brito, Thiago Borges, Vênuz Capel, Rafael Cristiano