Pra fechar agosto: mês termina com aniversário do Pagode da 27, cultura ballroom, samba rock e teatro

Pra fechar agosto: mês termina com aniversário do Pagode da 27, cultura ballroom, samba rock e teatro

As atrações vão desde espetáculos até comemoração local, envolvendo raízes culturais e história do Grajaú. Confira todos os detalhes!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Por Paula Sant’Ana

 

Programação na Ocupação Artística Canhoba

Polo multicultural localizado em Perus, na zona Noroeste de São Paulo, a Ocupação Artística Canhoba realiza a “Canhoba Recebe”. A programação é totalmente gratuita com atividades culturais voltadas para todas as idades. A ocupação fica na rua Canhoba, 299, na Vila Fanton.

No sábado (27/8), às 15h, o Grupo Pandora de Teatro apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Nina e a cidade que perdeu o vento”, que tem como mote falar com crianças e jovens sobre a pandemia, retratando de forma sensível desafios e a realidade de pessoas que, devido ao trabalho, não puderam fazer isolamento social neste período.

Seguindo, no domingo (28/8), das 10h às 14h, acontece o “Dia do Brincar: Diversidade, Pluralidade e Infâncias”. Será um dia com diversas reflexões a partir da participação da Bibliotecária Carol Araujo, da Drag Queen contadora de histórias Helena Black e do Coletivo Artístico Queer. A ação faz parte da programação “Estéticas das periferias – 2022”.

Foto mostra cena de Nina e a cidade que perdeu o vento, espetáculo do grupo Pandora de Teatro

 

Aniversário do Pagode da 27

Neste domingo (28/8), a partir das 14h, vai acontecer a festa de 17 anos do Pagode da 27, no Calçadão Cultural do Grajaú, que fica na rua Professor Oscar Barreto Filho, 252.

A tradicional roda de samba nasceu na “Rua 27”, que já foi considerada uma das mais perigosas da capital paulista. Formado por um grupo de amigos da região, o projeto surgiu com o intuito de ocupar espaço público, além de ressignificar a rua. As rodas de samba acontecem todos os domingos, lançando novos artistas frequentemente.

Para participar, existe o pedido de colaboração com 1 quilo de alimento não perecível.

 

Encontro Estética nas Periferias

A 12ª edição do encontro Estéticas das Periferias tem Orgulho e Resistência como tema, com início neste sábado (27/8) e duração até o próximo domingo (4/9). Promovida pela Ação Educativa, em parceria com a prefeitura de São Paulo, Fábricas de Cultura, Casa das Rosas, SESC, IMS e Itaú Cultural, a programação inicia oficialmente na quarta que vem (dia 31/08), às 20h, com o espetáculo Ballroom 50: Realidades do Futuro.

“A obra convida o público a viajar no tempo, apresentando a história da cultura ballroom, a partir da primeira Ball realizada por Crystal Labeija & Lottie LaBeija no Harlem em 1972, celebrando 50 anos de orgulho e resistência da comunidade LGBTQIAP+ que historicamente encontra na ballroom um espaço de acolhimento e reconhecimento”, é o resumo que consta no post de divulgação do evento com entrada gratuita, que acontece no teatro do Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245, na Vila Buarque, centro de São Paulo.

 

Samba Rock na zona Leste

Na próxima quarta-feira (31), é celebrado o Dia do Samba Rock. Movimento cultural autêntico das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, as raízes do Samba Rock vêm da cultura negra.

Para comemorar a data, a partir das 19h, o professor e dançarino Eduardo Nescau estará de portas abertas no seu estúdio de dança na zona Leste da capital paulista, com um aulão aberto ao público e a preços populares. O aulão acontece na rua João José de Queiroz, 940, na Vila São Francisco.

O professor de 30 anos iniciou sua carreira em 2007 na escola Discípulos de Jorge Ben Jor. Começou a dar aulas em 2015, no Espaço Cultural Vergueiro, e em 2016 ingressou no Projeto Samba no Asfalto, onde permanece até hoje. Desde 2020 tem seu próprio estúdio de dança e já ensinou samba rock para centenas de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo