Participe: Fomento à economia local, observação cênica e mudanças climáticas são temas de cursos, oficinas, debates e feiras

Participe: Fomento à economia local, observação cênica e mudanças climáticas são temas de cursos, oficinas, debates e feiras

Programação tem 40 atividades no Sesc São Paulo, curso on-line do ITS Rio e oportunidade para acompanhar processo teatral. Confira!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Foto em destaque: Bastidores do desfile da MileLab, que participa de debate sobre economia criativa / Crédito: Amanda Rodrigues

Aos poucos, os encontros presenciais são retomados e, entre eles, as atividades formativas que foram paralisadas ou realizadas totalmente on-line nos últimos 2 anos. Nesta véspera de final de semana, a Periferia em Movimento seleciona cursos, oficinas, oportunidades presenciais ou à distância que podem te interessar. Confira!

Fomento à economia local no Sesc

Começa nesta sexta-feira (18/03) e vai até domingo que vem (27/3) a programação “Nós: Criação, Trabalho e Cidadania”, realizada pelo Sesc São Paulo. São 40 ativistas gratuitas em 19 unidades na capital, região metropolitana e interior, além de algumas em formato on-line. Com bate-papos, cursos, oficinas e feiras, o objetivo é estimular a economia criativa, a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário. Você pode conferir a programação completa de todas as unidades do Sesc clicando aqui. A abertura acontece nesta sexta, no Sesc Pinheiros, com o bate-papo “Feiras: diversidade, protagonismo e trabalho em rede”, com a mediação de Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta. Contará também com a participação da costureira, poetisa e designer Milena Nascimento, empreendedora da Rede Nois por Nois; da cientista social Ana Luzia Laporte, da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã; e a administradora Ednusa Ribeiro, do coletivo Meninas Mahin.
Meninas Mahin promovem feiras na zona Leste (foto: Divulgação)
A gente destaca também o curso “Respeita Minha História – Formação espacial, ancestralidade e pertencimento”, que aconteceno Sesc Interlagos. A partir da história de cada participante, de convidades e de pesquisas coletivas, serão resgatadas narrativas sobre as memórias populares do território de Parelheiros. O curso utiliza metodologias de educomunicação, cartografia social e turismo de re-existência e tem como objetivo que ‘o sujeito se aproprie da própria palavra’, que cada participante construa a sua própria história e se aproprie de seu território apartir de suas vivencias individuais e coletivas. A vivência terá saída de campo e é realizada com os coletivos Arqueperifa, Quilombaque e Quebrada Maps. Começa neste sábado (19/3) e segue até 9 de abril, sempre das 14h às 18h. Inscreva-se aqui. E no Sesc Campo Limpo, também na zona Sul, os finais de semana recebem a Feira de Iniciativas Sociais. Com diversos empreendimentos locais do artesanato, a feira conta com iniciativas explorando efetivação do conceito da economia solidária, a prática de saberes diversos e seus impactos positivos na comunidade em que vivem. Com Artes Jão, Morada das Suculentas, As Vieiras, Marcenaria Sustentável HT, Flor do Gueto Brechó, Amô – Aromas Afetivos, Arts da Nina, Bel Prandina, Ateliê Ivonete Fontes e Com Papel – Encadernação Artesanal. A atividade é gratuita.

Mudanças climáticas on-line

O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) está com inscrições abertas até segunda-feira (21/3) para o curso gratuito de Gênero, Raça e Mudanças Climáticas, com uma abordagem interseccional. O curso é on-line e terá certificado ao final. Inscreva-se aqui. O objetivo  do curso é promover uma discussão sobre as relações entre as questões climáticas, raça e gênero, além de apresentar possíveis estratégias de ação para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.
Ensaio do LABTD (foto: Divulgação)

Observação e documentação cênica

O Laboratório de Técnica Dramática (LABTD) pesquisa material documental da ditadura civil-militar brasileira e abre inscrições para pessoas interessadas em atuar como observadores-documentadores no processo de criação de peça. A proposta é de acompanhar a criação, dialogar com artistas nos ensaios, mediar debates públicos e na construção de seu novo espetáculo “E Lá Fora o Silêncio”, com previsão de estreia em agosto. São 5 vagas, sendo ao menos 3 delas reservadas para pessoas trans, negras, indígenas ou com deficiência. É necessário comprovante de vacinação e ter disponibilidade de presença em ensaios, em 2 dias na semana. As pessoas selecionadas vão receber uma bolsa de R$ 600 por mês. As inscrições estão abertas até 23 de março, via formulário on-line. Acesse o link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo