Por Thiago Borges. Foto em destaque: Meninas Mahin / Divulgação
Depois de idealizar e elaborar catálogos de fornecedoras de ovos de Páscoa e presentes natalinos, a Bora Lá – Agência de Comunicação e Marketing Popular lança agora uma publicação especial reunindo 57 pequenos negócios periféricos localizados em bairros das zonas Sul, Norte, Leste e Oeste de São Paulo, além da região metropolitana. O objetivo é aproveitar a data festiva para dar maior visibilidade a opções de presentes e assim gerar renda a essas iniciativas, que têm especialmente mulheres à frente.
Os negócios estão divididos em 7 diferentes categorias de produtos oferecidos: presentes e acessórios; moda; saúde, bem estar e autocuidado; papelaria artesanal; editoras; e alimentos e bebidas.
A ação voluntária conta com a parceria na realização e articulação da Kinah Gestão de Pessoas, da Macambira Sociocultural e da Rede Sul – Quebrada Presente. A Periferia em Movimento é uma das apoiadoras do projeto.
Confira o “Cata Logo Quebrada” clicando aqui ou abaixo:
Você também pode obter informações pelo instagram do projeto:
A ideia de criar esses catálogos surgiu em 2020, no início da pandemia. “Como era época de Páscoa, minha irmã e outras empreendedoras que produzem ovos estavam preocupadas pois não conseguiam vender. Como mais de uma pessoa pediu pra divulgar os seus produtos, pensei em juntar tudo em um lugar e divulgar coletivamente”, explica Ju Dias, da Bora Lá.
Para isso, ela chamou a Kinah, para fazer com o que catálogo chegasse a empresas, e a Macambira, que tem experiência em articulação com empreendedoras periféricas. Desde então, já fizeram catálogos para o Dia dos Pais e no último Natal. “O resultado tem sido positivo no que se refere a vendas, divulgação dos negócios e até parcerias entre as conexões feitas entre negócios”, conta Ju, que pretende manter a ação nas próximas datas comemorativas.
Dos 57 empreendimentos da lista atual, 3 são liderados por homens, 1 por pessoa trans não-binárie e o restante por mulheres. Cerca de 75% dos negócios são da Zona Sul de São Paulo e 79% das pessoas à frente deles são negras.
“O catálogo contribui de forma financeira aumentando as vendas, de forma psicológica e motivacional, pois é muito importante ver que em mais de um ano de pandemia e algumas desempregadas, não paramos e estamos conseguindo manter família e nossas responsabilidades”, aponta Thaís Palmares, de 41 anos.
Moradora do Jardim Irapuã, em Taboão da Serra, Thais Palmares produz trufas chocolates desde 2018 e, em julho do ano passado, oficializou a Doce Encantos de Palmares. Ela participou da ação na Páscoa e agora integra novamente a ação. “Através dele, pude conhecer mais parceiros de trabalho cheios de talento, novos contatos e clientes que me proporcionaram vendas expressivas”, completa.
Residente no Campo Limpo (zona Sul), Talita Branco vê a iniciativa como uma oportunidade para expandir as vendas da saboaria artesanal Amô Aromas Afetivos. Para Ednusa Ribeiro, do coletivo Meninas Mahin, é uma possibilidade de ampliar os contatos. “Além de divulgar, consolidar a marca temos a oportunidade de tornar nossas redes e conexões efetivas”, diz ela, que mora em Itaquera (zona Leste).
Com a fabricação e venda da cerveja artesanal Benedita rolando há 3 anos no Campo Limpo, Eneide Gama e Melissa Miranda veem o catálogo como a possibilidade de ampliar o acesso das pessoas a uma bebida produzida por mulheres na periferia, a um preço justo, “fortalecendo a cultura cervejeira com base no feminismo e na inclusão social”.
Redação PEM