No próximo domingo (15/11), milhões de eleitores devem ir às urnas para votar em candidatos e candidatas à Prefeitura e à Câmara de Vereadores. Em jogo, possibilidades de futuro. E o que isso tem a ver com a realidade nas periferias? Para Thaís Santos, é aqui que vamos encontrar as soluções para nossos problemas. “Nós já estamos aqui e estamos fazendo”, diz ela.
Thaís é química de formação e doutoranda em bioenergia. No 8º episódio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento, ela conversa com a jornalista Aline Rodrigues sobre política, economia e tecnologia da quebrada. Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou clicando abaixo.
Co-fundadora da Comunidade Cultural Quilombaque, um espaço cultural e de resistência que luta para se manter (acesse aqui a vaquinha da campanha) em Perus (zona Noroeste de São Paulo), Thaís também coordena o polo local da rede de cursinhos populares Uneafro Brasil.
“Pra além da formação pro vestibular, o cursinho propõe uma construção para que esse estudante tenha um olhar ampliado”, diz ela, que também integra a Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 150 organizações do movimento negro para fazer incidência política.
Resgate
O programa é um resgate da entrevista realizada em 13 de maio de 2020 no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo nas redes sociais da Periferia em Movimento. Confira abaixo na íntegra.
Agora, a produtora independente de jornalismo de quebrada resgata algumas dessas conversas para distribuir em um formato que pode alcançar novos públicos. O envio é feito, inclusive, pelo whatsapp (clique aqui para receber também via celular).
Além de Aline Rodrigues, o podcast conta com redação de Thiago Borges, roteiro e a edição de áudio de Paulo Cruz e adaptação para vídeo de Pedro Ariel Salvador. A equipe também é composta por Camila Lima, Karina Rodrigues e Laís Diogo.
Redação PEM