Extremo Sul: 07 saraus pra colar neste fim de semana nas quebradas de SP

Extremo Sul: 07 saraus pra colar neste fim de semana nas quebradas de SP

Da Cidade Dutra ao fundão de Parelheiros, encontros utilizam arte para abordar diferentes temáticas. Confira a lista que preparamos!

Compartilhe!

Tempo de leitura: 6 minutos

Os saraus ressurgiram com força no início dos anos 2000 nas periferias de São Paulo, puxados por escritores marginais como Binho e Sergio Vaz, por exemplo. E ao longo dos anos, se espalharam por diferentes quebradas. Hoje, temos uma infinidade de encontros desse tipo – e, cada um a sua maneira, utilizando a arte para abordar diferentes temáticas.
Uma amostra disso é o que acontece nos próximos três dias entre a Cidade Dutra ao fundão de Parelheiros. E nós listamos pelo menos 07 saraus que acontecem nessa região entre as represas Billings e Guarapiranga. Confira!
 

Sarau das Águas

Um espaço plural para debates e manifestações culturais, o sarau parte da atuação socioambiental da organização Espaço de Formação Assessoria e Documentação. Nesta edição, o encontro recebe o educador e militante Daniel Fagundes e homenageia o músico Marcelo Yuka.
Quando? Sexta-feira (22/02), a partir das 19h30.
Onde? Na ONG Espaço – Rua Cambuci do Vale, 109 – Cidade Dutra (em frente ao supermercado Sonda) – Extremo Sul de São Paulo.
Mais informações aqui.
 

Tempestade de Ideias

Evento voltado para a consciência humana, onde as trocas acontecem por meio da música e da poesia. Nesta edição, tem pocket show do grupo Evandro e Los Negros – banda com influência de diferentes estilos como MPB, rock, indie, jazz, entre outros. Além disso, tem venda de comidas veganas, sucos naturais, camisetas, apostilas e zines.
Quando? Na sexta-feira (22/02), às 21h.
Onde? Na Abrace (Associação Brasileira de Cultura e Educação) – Avenida Jangadeiro, 388 – Cidade Dutra – Extremo Sul de São Paulo.
Mais informações aqui.
 

Sarau Resistir é Preciso

Nos distritos de Parelheiros e Grajaú, os organizadores amplificam as vozes das periferias com a participação da comunidade e de quem faz e pensa cultura e políticas públicas na região.
Idealizado pelo ator, diretor, poeta e capoeiristas Renan Vitor, essa inciativa ocorre desde 2015 inicialmente na sede Filhos da Corrente, no bairro Jardim Sete de Setembro, e nesta edição ocorre também no CEU Parelheiros.
Quando? Na sexta-feira (22/02), a partir das 19h.
Onde? Na sede da Filhos da Corrente – Rua Dante Ambrósio, 84 – Jardim Sete de Setembro – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo.
Quando? No domingo (24/02), às 15h.
Onde? No CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borba, 20 – Parelheiros – Extremo Sul de São Paulo.
Mais informações aqui.
 

Sarau na Casa111

A Casa 111 (foto em destaque) é uma ação da Associação Bem Comum e, em todo último sábado de cada mês, realiza um sarau com acolhimento e troca cultural. Os organizadores sugerem que participantes levem uma bebida ou prato de comida para lanche colaborativo.
Quando? No sábado (23/02), das 19h às 22h.
Onde? Na Bem Comum – Rua Nossa Senhora de Nazaré, 111 – Cidade Dutra – Extremo Sul de São Paulo.
Mais informações aqui.
 

(Foto: Divulgação/ Sarau do Grajaú)

Edilene Santos, uma das organizadoras do Sarau do Grajaú

Sarau do Grajaú

Todo último sábado do mês, o sarau se estabelece como espaço de resistência de músicos, poetas, atrizes e atores, e toda a comunidade reunida. Leia reportagem que publicamos a respeito.
Quando? No sábado (23/02), a partir das 19h30.
Onde? Na rua Antonio Comenale, 166 – Parque Cocaia – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo.
Mais informações aqui.
 

Sarau Maluco Beleza

Em sua primeira edição, o sarau que acontece na cratera de um meteoro que caiu há milhares de anos no Extremo Sul da cidade promove o sentido da sociedade alternativa defendida pelo músico Raul Seixas.
Quando? No sábado (23/02), às 19h40
Onde? No Espaço GiraSol – Rua das Begônias, 1 – Vargem Grande – Extremo Sul de São Paulo
Mais informações aqui.
 

Sarau Favela no Topo

Em sua segunda edição, o sarau que acontece ao ar livre na Praça do Mirna se junta à Batalha da Boa Vontade para difundir a poesia falada e o verso livre. Além da batalha, tem roda de conversa sobre afeto com Thaís Santos e Gabriela Galvão, além de discotecagem e pocket shows de Nzambi, SOS e Kawe MC. Henrique Madeiros é o poeta convidado.
Quando? No domingo (24/02), das 16h às 22h.
Onde? Na Praça do Mirna – Avenida Antonio Carlos Benjamin dos Santos – Jardim Mirna – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo.
Mais informações aqui.
 

PARTICIPE DE NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO

1 Comentário

  1. […] viveu os perrengues dos final dos 1980 e anos 1990, frequentou ONGs na infância e adolescência e saraus na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo