O Cine Julita, organizado pela Fundação Julita que fica no São Luiz, apresenta nesta semana o documentário “Quem te penteia?”, produzido pela Zalika Produções.
Qual a história do documentário?
O documentário foi realizado em casas e vielas de bairros da periferia de São Paulo com a intenção de traduzir qual é a relação que trançadeiras a domicílio, cabeleireiras, barbeiros e moradores das quebradas estabelecem com o cabelo, o território e as estéticas que nascem das bordas da cidade. Além disto, discute assuntos como autoestima, identidade de gênero, economia solidária e convivência comunitária.
Cada um dos personagens apresenta um universo diferente e a discussão sobre beleza e estética ultrapassa a barreira tradicional de ser um assunto só para mulheres e atinge um debate de gênero mais amplo.
O documentário foi produzido pela Zalika Produções, uma produtora criada por Naná Prudencio, com a intenção de democratizar o audiovisual com uma perspectiva que considere questões étnicas e territoriais. Entre os objetivos, está a busca por documentar a vivência da população preta e periférica.
Quando e onde acontecerá o rolê?
A exibição será no dia 10 de maio, a partir das 18:30 na biblioteca da Fundação Julita, que fica na Rua Nova do Tuparoquera, 249, Jd. São Luiz.
A faixa etária do documentário é de 14 anos.
Se interessou? Confere aqui o teaser:
Redação PEM