Estréia hoje (sexta-feira 25 de agosto), a sétima edição do evento “Estéticas das Periferias”, promovido pela Ação Educativa, que conta com diversas manifestações de arte e cultura nas periferias de São Paulo. A abertura contará com o SLAM! no Auditório do Parque Ibirapuera, às 20h. Antes disso, vai rolar também no auditório desde as 17h um debate sobre as Ocupações e a Política Cultural: Conflito e Negociação.
As atrações no Grajaú começam no sábado, a partir das 9h, com o Encontro de Graffiti na Viela Colorida. A ação do Coletivo Imargem irá colorir a Favela do Sucupira, tornando o bairro mais uma referência de arte urbana na cidade. Artistas interessados em pintar devem retirar o kit para pintura no momento da atividade. A atividade acontece na Favela do Sucupira – Avenida Dona Belmira Marin, 2800. Grajaú, São Paulo.
Durante o Encontro de Graffiti, o Periferia em Movimento vai realizar a Oficina Repórter da Quebrada, uma atividade de Cobertura Colaborativa destinada a crianças e adolescentes de 13 a 24 anos. Quem quiser participar e exercitar o jornalismo de periferia, é só chegar junto a partir das 13h. Para mais informações, envie um email para [email protected].
No Grajaú, acontecem no domingo (27/08) três oficinas na Casa Ecoativa: Oficina Alimentação Saudável (11h), Oficina de Tinta de Terra (13h) e Oficina de Bommba de Semente (14h). A Ecoativa fica localizada na Estrada de Itaquaquecetuba, 7225, Ilha do Bororé.
Também no dia 27 de agosto, vai acontecer o Bike Arte, no Parque Linear Cantinho do Céu, a partir das 12h. Mais informações no link.
- Graffiti e música
A programação em outros territórios também conta com mais música e graffiti: No domingo, 27 de agosto, a partir das 13h, o Jardim Selma vai receber a atividade “Musicalmente Pintando a Quebrada”, realizada pelo Sound System Graffiti. A ação será próxima da Associação dos Moradores da Comunidade Jardim Selma, na rua José Frank, 85-B. Mais informações aqui.
Confira as atrações confirmadas e a programação completa do “Estéticas das Periferias” no site.