É preciso eleger grande número de representantes para pautar interesses das periferias, dizem especialistas

É preciso eleger grande número de representantes para pautar interesses das periferias, dizem especialistas

No quinto episódio de Eleições sem Neurose, falamos da importância de formar bancadas próprias no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas. Entenda!

Compartilhe!

Apresentação e edição por Paulo Cruz. Reportagem e roteiro: Gisele Brito. Revisão de roteiro: Thiago Borges. Distribuição: Venuz Capel. Design: Rafael Cristiano

Uma andorinha só faz verão? Nos parlamentos (como a Câmara Federal, o Senado e as Assembleias Legislativas nos Estados), uma pessoa sozinha pode fazer muito pouco. Quase tudo passa pelo voto, que é influenciado pela orientação do partido e pelas articulações e interesses de parlamentares presentes. Por isso, além de eleger aquela pessoa que te representa, é preciso estar de olho em quem mais tá ganhando voto.

No Congresso Nacional , por exemplo, existem 352 frentes parlamentares que representam interesses diversos. Algumas delas são muito poderosas, como a chamada bancada da bíblia (formada principalmente por parlamentares ligados a igrejas evangélicas, que barram avanços em direitos de mulheres e pessoas LGBTQIAP+), a do boi (com representantes do agronegócio, que pautam questões como a não demarcação de terras indígenas e menos controle ambiental) e a da bala (com pessoas que defendem liberação de armas e mais punição).

Essas bancadas representam os seus interesses?

Neste episódio, nós conversamos novamente com a Juliana Gonçalves, que é assessora parlamentar da deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP); e com a Monica Oliveira, militante da Coalizão Negra por Direitos, que lidera a iniciativa Quilombo nos Parlamentos, com 100 candidaturas do movimento negro.

Ouça abaixo:

Eleições sem Neurose é uma produção independente da Periferia em Movimento com envio por whatsapp (acesse aqui e mande um salve para o número 11 957816636 para receber os conteúdos). A gente não tem patrocínio e faz tudo com recursos próprios. Se você quiser e puder nos apoiar, faça um pix para a chave (telefone) 11 957816636

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoie!
Pular para o conteúdo