Últimos dias para apoiar a HQ em Libras feita a partir da periferia O projeto de financiamento da História em Quadrinhos coletivo acaba na próxima terça-feira, 10 de outubro. Compartilhe!

É raro um programa de TV ou uma página na internet ter tradução em Libras, permitindo acesso dos surdos à informação. Uma publicação impressa então, podemos arriscar a dizer que nem exista ou, pelo menos, não existia até surgir a ideia de um morador do Parque Residencial dos Lagos, no Grajaú.

William Rodrigues, de 29 anos, e seu irmão, estão convidando todos e todas para apoiarem a publicação da possível primeira HQ em Libras do Brasil. “Convivendo com as pessoas surdas, eu pude observar as inúmeras dificuldades que eles enfrentam no dia a dia. Desde serviços essenciais até coisas básicas e como eu já tinha uma afinidade com os quadrinhos, resolvi utilizar essa mídia para poder difundir a Libras e a cultura surda”, conta William.

O projeto “Esperança – História em Quadrinhos em LIBRAS” está na plataforma de financiamento coletivo Kickante até o dia 10 de outubro. Para saber mais e apoiar é só clicar aqui .

O HQ deve ser distribuído em escolas, bibliotecas e espaços culturais com o intuito de difundir a Língua Brasileira de Sinais.

Formado em Artes Visuais, William conheceu a Libras em 2011 e hoje trabalha como intérprete da língua. “Sempre tive curiosidade quando via os surdos se comunicando. E na faculdade, com a disciplina de LIBRAS, percebi que era uma coisa que queria fazer, me comunicar com os surdos”.

VOCÊ SABIA?

Que desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a 2ª língua oficial do Brasil pela lei nº 10.436?

Apesar de mais de dez anos dessa conquista, os cerca de 10 milhões de surdos do nosso país vivem geralmente como estrangeiros, com dificuldades de comunicação diária com sua família e amigos, na escola e no trabalho, e em todo acesso à informação a sua volta que está apenas adequada para os ouvintes.

Foto de Capa: HQ editada pela equipe do Periferia em Movimento (não corresponde à sequência das informações da HQ original)..