Seminário aborda questões de raça e etnia na infância; inscreva-se Com o objetivo de desmitificar a abordagem das questões étnico-raciais na infância, entre os dias 05 e 08 de outubro o primeiro seminário “Omo Erê: olhares da infância e as relações étnico-raciais” reúne diversos especialistas na Zona Norte

Com o objetivo de desmitificar a abordagem das questões étnico-raciais na infância, entre os dias 05 e 08 de outubro o primeiro seminário “Omo Erê: olhares da infância e as relações étnico-raciais” reúne diversos especialistas para debater temas como alimentação, oralidade, musicalidade, o brincar e educação na perspectiva das crianças e das suas infâncias com enfoque étnico – racial.

Além de mesas de debate, o seminário realizará oficinas temáticas. Entre os convidados, estão o cineasta Renato Cândido, os professores Salloma Sallomão e Kiusam de Oliveira (autora de “O mundo no black power de Tayó”), Priscila Obaci, Mafoane Odara e MC Soffia, entre outros.

O evento acontece no Centro Cultural da Juventude e na Casa de Cultura da Brasilândia, ambos na zona Norte, e é necessário se inscrever previamente por um formulário on-line. Clique aqui para se participar.

Confira a programação

Quarta-feira, 05 de outubro

No Centro Cultural da Juventude – Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha

19h – Abertura do seminário e lançamento de curtas
Mesa “Educomunicação e muitas margens”, com mediação de Renato Cândido e exibição dos curtas “Orún Aiyé” e “Fábula da Vó Itá”.

Quinta-feira, 06 de outubro

No Centro Cultural da Juventude

10h às 12h – Mesa “Ludicidade : música, o brincar e muitas histórias”, com mediação de Fabiano Maranhã e participação do Prof° Dr. Salloma Salomão (Doutor e mestre pela Universidade de São Paulo em História e pela instituição de Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Músico, consultor de projetos e professor) e Profª Dra. Kiusam de Oliveira (Artista multimídia, arte-educadora e autora de diversos livros infantis .Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Bailarina e coreógrafa)

19h às 21h – Mesa “Infância e Instituições Educacionais”, com mediação de Clélia Rosa e participação do Prof° Dr. Roberto da Silva (Doutor, Mestre e Professor em Educação e Livre Docente em Pedagogia. Consultor de projetos de educação e assistência social e autor de diversos artigos) e Ednéia Gonçalves (Socióloga, educadora e assessora das Unidades de “Diversidade, Raça e Participação” e “Educação de Pessoas Jovens e Adultas” da ONG Ação Educativa).

Na Casa de Cultura da Brasilândia – Praça Benedicta Cavalheiro s/n em Frente a Escola João Solimeo – próximo à Estrada do Sabão, 1450

14h às 17h – Oficina de culinária “Descobrindo os sabores do Congo”, com Pitchou Luambo. O objetivo é partilhar a história, cultura e especialmente a gastronomia da região central da África.

Sexta-feira, 07 de outubro

No Centro Cultural da Juventude

10h às 12h – Mesa “Infância e Racismo”, com mediação de Denna Hill e participação da Dra. Mighian Danae Ferreira Nunes (Pedagoga. Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação pela USP, professora de educação infantil) e Dr. Daniel Teixeira (Advogado, Coordenador de Projetos – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT) e Mestre Clélia Prestes (Psicológa. Doutoranda e Mestre em Psicologia pela USP).

19h às 21h – Mesa “Infância e Religiosidade”, com mediação de Felipe Brito e participação de Ms. Tatiane Souza (Pedagoga, Doutoranda em Ciências Sociais pela UNESP, Mestre em Educação pela UFSCar, onde atuou como professora orientadora do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais do NEAB-UFSCar) e Dr. Patrício Araújo Carneiro (Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo)

Na Casa de Cultura da Brasilândia

14h às 17h – Vivência de Musicas, Danças e Brincadeiras Afro-brasileiras, com Douglas Kuman. O encontro visa trazer a vivência musical e de movimento, ampliando as possibilidades criativas, expressivas, sociais e a percepção auditiva e corporal, numa oficina rítmica com uma experiência para todos os sentidos, e que fornece um aprendizado estimulador

Sábado, 08 de outubro

Na Casa de Cultura da Brasilândia

10h às 11h – Dança Materna para Mães, Pais e Bebês de Colo e Engatinhantes, com Priscila Obaci.

11h às 13h – Fórum “Maternagem e Primeira Infância”, com Luciana Bento (mulher preta, mãe, socióloga, livreira, sócia da InaLivros e criadora do site A mãe preta”), Aline Gonçalves (graduada em Pedagogia pela UNESP-Marília, membro da Rede deBrincantes da Zona Sul e uma das quatro idealizadoras do projeto “Vamos brincar na rua?”) e Mafoane Odara (psicóloga, coordena a área de enfrentamento à violência contra as mulheres do Instituto Avon e integra a Rede pela Diversidade da Avon e a Diretoria do Fundo Brasil de Direitos Humanos).

14h às 15h30 – Conversas entre nós – eu e eu mesmo!, com mediação de Juê Olivia e participação das crianças MC Soffia, Daruê Zuhri Samuel da Rosa e Dandara Pilar.

15h30 – Pocket Show Mc Soffia

16h30 às 17h30 – Teatro – “Eleguá, menino e malandro”, que conta a história de um príncipe muito esperto.