Foto em destaque: Thiago Silva / Divulgação

O quintal da dona Silvana de Sá, no Jardim Romano (Extremo Leste de São Paulo), passou a ser um espaço de encontro entre pessoas jovens e mais velhas do bairro desde 2018. Nas reuniões, a partilha de memórias e debates sobre a vida periférica promovem um despertar coletivo sobre a importância do engajamento social perante as necessidades locais, principalmente de lazer e cultura. Música e poesia são presença garantida no quintal que se tornou um espaço cultural e de convivência para quem mora na região.

Em 2019, com o sucesso dos eventos, a união entre dona Silvana e seu filho mais novo, o rapper e pedagogo Dunstin, e Beatriz Alcântara, pedagoga e ex-moradora do Jardim Romano, tornou oficial as reuniões no quintal sob o nome “Sarau Casa de Mãe” (uma homenagem à dona da casa e à sensação de acolhimento materno).

Este conteúdo aplica Linguagem Neutra e impessoal. Saiba mais aqui!

Realizado sempre um sábado de cada mês, o Sarau Casa de Mãe promove o encontro entre artistas das periferias e um público variado, para acompanhar apresentações musicais, experimentos literários, batalhas de poesia, apresentações de poesia falada e cantada, contações de história, shows, vivências culturais, mostras e oficinas de artes visuais, ciclos de debate, entre outras.

Já às quintas-feiras, uma vez por mês, o público pode participar de vivências culturais nas áreas de libras, rima, escrita poética, dança, roda de mulheres e colagem. 

Banda As Despejadas (Foto Camila Rhodes)

Programação

O próximo encontro é on-line e acontece em 18 de setembro, com transmissão ao vivo pelo Canal “Sarau Casa de Mãe” no YouTube. A programação conta com roda de conversa, microfone aberto, a poetisa noAstral e um pocket show com o trio “As Despejadas”, banda que retrata a luta diária de quem vive a periferia e de mulheres como Carolina Maria de Jesus.

Além do sarau, no dia 23 de setembro o grupo realiza também neste mês a Vivência “Café e Poesia – escrita poética”, com intuito de incentivar a leitura e exploração das linguagens artístico-literárias. O encontro será realizado pelo Google Meets e mediado pelo poeta, escritor e educador Victor Rodrigues. As inscrições podem ser feitas pelo instagram @saraucasademae.

E as ações presenciais, por enquanto, ficam por conta do “Cortejo Literário”, que percorre as ruas do Jardim Romano em uma ação para distribuir livros infantis às crianças do bairro. A atividade vai rolar no dia 25 de setembro, com uma apresentação lúdica promovida pela pedagoga Beatriz Alcântara.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ALERTA! Coronavírus e as quebradas

Confira nossa cobertura

Apoie nossa cobertura jornalística

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: