“Saída de emergência”: Intervenções urbanas nas cidades de muros

Encontros e intervenção urbana do projeto “Saída de Emergência” realizam recorte de investigação-ação em torno do processo do território e a internalização do controle social no bairro do Campo Limpo, periferia da Zona Sul de São Paulo.

Criado pelo artista Daniel Lima, projeto de construção audiovisual equaciona intervenção urbana, vídeo, música e performance, tendo como centro a investigação-ação sobre temas relacionados com a gentrificação, a segregação social, o Estado Policial, e outros campos conceituais se equacionam na pesquisa do bairro do Campo Limpo.

A ideia e resistência social criada em torno da imagem da periferia nas grandes cidades latino-americanas são atravessadas pela ideia de uma resistência cultural. A partir destes encontros pretende-se responder às perguntas relacionadas. Como essa narrativa de resistência está sendo elaborada – ou apagada – pela força do planejamento urbano contemporâneo? Como se encontra, constrói e potencializa processos de resistência a este “rolo compressor”?

Investigação-ação

Com a participação dos coletivos paulistanos Frente 3 de Fevereiro e Política do Impossível, prevê a realização de quatro encontros em um processo de investigação-ação, e posteriormente o desenvolvimento de uma intervenção urbana.

Registrada em vídeo, junto com a pesquisa (entrevistas, contextos, etc) a intervenção será editada com outras ações sobre o tema do território e da internalização do controle social que foram desenvolvidas pelo artista e os coletivos envolvidos em São Paulo e outras cidades como Rio de Janeiro (2010 e 2015), Medellin (2011) e Berlim (2008). Em Maio de 2015 o artista e sua equipe desenvolveram parte inédita desta investigação-ação em Nova York a convite do New Museum / Ideas City.

A parte musical acontece através da participação de músicos que, juntos com Daniel, desenvolvem um repertório musical (entre as tradições brasileiras e latino americanas) para dialogar com o vídeo. Juntos estes elementos compõe a apresentação audiovisual a ser realizada.

 

Anotaí!

OFICINA – Saída de Emergência

Quando? De terça a sexta, 14 a 17 de Julho, às 14hs

Para quem? Público-alvo: Jovens (maiores de 16 anos) e adultos interessados no tema, com ênfase em líderes comunitários, agentes sociais e culturais e pesquisadores do tema.

 

APRESENTAÇÃO AUDIOVISUAL (40 MIN):

Quando? Sábado, 18 de Julho, às 20h

 

Onde? No Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo – Zona Sul de São Paulo

Para participar ou ter mais informações: Tel.: (11) 5510-2700 ou aqui.