Saberes da Natureza: “Se todo mundo não se orientar, vai acabar tudo” No quarto episódio da série "Saberes da Natureza", encontramos a pescadora Dona Finha na Ilha de Deus, uma comunidade em área de mangue do Recife com forte cultura pesqueira e que sofre com a poluição das águas

Dona Finha sempre trabalhou como pescadora no mangue que rodeia a Ilha de Deus, uma comunidade com 5 mil habitantes localizada no Recife e com forte cultura pesqueira.  Hoje, ela é pensionista e consegue se manter com isso, já que ganhar a vida com a pesca seria difícil devido à poluição das águas. “Como é que o peixe vai entrar?”, questiona ela.

Confira a entrevista:

Escambos Periféricos

Com apoio da agência Purpose no âmbito do projeto “Clima e Territórios”, o Periferia em Movimento realiza mais um escambo periférico. Dessa vez, pretendemos investigar como o meio ambiente – e os ataques a sua preservação – influenciam na manutenção de culturas tradicionais nas periferias. E estamos fazendo isso na região de Grajaú e Parelheiros (Extremo Sul de São Paulo), onde a gente atua, e em diferentes comunidades do Recife e Olinda, em Pernambuco (com apoio dos coletivos Favela News e Caranguejo Uçá), de onde inclusive muitas e muitos dos que vivem em nossas quebradas vieram. Clique aqui e acompanhe!