Saberes da Natureza: “Para ter equilíbrio ambiental, é só não mexer em nada e deixar crescer” Circulamos pelas ruas da ocupação Nova Morada (no Recife) com Nino - um profundo conhecedor do poder medicinal das plantas, saber ameaçado pela especulação imobiliária

Lusinaldo Justino, mais conhecido como Nino, ganha a vida trabalhando com auxiliar de serviços gerais. Mas seus conhecimentos não se restringem a isso. Nino é conhecedor do poder medicinal de plantas que podemos encontrar no nosso dia a dia, entre terrenos baldios e cercados.

Circulamos com ele para conhecer essas potencialidades pelas ruas de Nova Morada, uma ocupação vizinha do rio Capibaribe e do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A área está ameaçada de remoção por interesses imobiliários diversos – e, com ela, o saber sobre as potencialidades das plantas.

Confira!

Escambos Periféricos

Com apoio da agência Purpose no âmbito do projeto “Clima e Territórios”, o Periferia em Movimento realiza mais um escambo periférico. Dessa vez, pretendemos investigar como o meio ambiente – e os ataques a sua preservação – influenciam na manutenção de culturas tradicionais nas periferias. E estamos fazendo isso na região de Grajaú e Parelheiros (Extremo Sul de São Paulo), onde a gente atua, e em diferentes comunidades do Recife e Olinda, em Pernambuco (com apoio dos coletivos Favela News e Caranguejo Uçá), de onde inclusive muitas e muitos dos que vivem em nossas quebradas vieram. Clique aqui e acompanhe!