Romaria, pedal e protesto por saneamento na quebrada marcam Abraço Guarapiranga Domingo (05 de junho), ato acontece nas duas margens da represa Guarapiranga - no Parque da Barragem e no Jardim Ângela

O Abraço Guarapiranga é uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo e, também, um ato de denúncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais. Em sua 11ª edição, o Abraço mobilizará e alertará os cidadãos, as empresas e os governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água.

O ato promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), pela ONG Espaço, pela Sociedade Santos Mártires e outras diversas organizações acontece neste domingo (05 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, com ações nas duas margens da represa: no Parque Ecológico da Guarapiranga (Jardim Ângela) e no Parque da Barragem (Capela do Socorro). Por isso, o tema escolhido para a edição de 2016 é “Água limpa e saneamento é saúde. Exija, pratique!”

“A ciência aponta que, no Brasil, os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas estão relacionados, sobretudo, com a água. As secas e enchentes tendem a ficar mais intensas, frequentes e duradouras, trazendo enormes perdas para todos”, aponta o comunicado doa ato. “Recentemente, São Paulo viveu uma grave crise no abastecimento de água. A falta d’água virou rotina para população, que tenta se defender estocando-a muitas vezes de maneira inadequada, o que favorece a disseminação da dengue, zika, chikungunya e outras doenças”.

Programação

Além do tradicional abraço nas duas margens da represa, o ato deste ano inclui programação diversa com romaria e missa campal realizada pela Paróquia Santos Mártires, pedal promovido pelo grupo Bike Zona Sul e distribuição de pés de alface pelo coletivo Dedoverde.

 

Jardim Ângela | M’Boi Mirim

8h – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;

9h30 – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;

11h30 – Plantio de mudas;

12h – Abraço simbólico à Guarapiranga;

 

Parque da Barragem

A partir das 9h30:
– Oficinas de sustentabilidade, atividades ambientais, exposições;
– Tenda dos produtores orgânicos de Parelheiros, ONGs;
– Distribuição de mudas;
– Local para piquenique;

9h – Saída do Pedal do Abraço da Praça do Ciclista em direção ao Pq. da Barragem – chegada prevista às 11h;

10h – Shows e atividades culturais;

11h – Plantio simbólico de mudas;

12h – Arrastão para o Abraço à Guarapiranga.

Mais informações aqui.