Na segunda semana de fevereiro, ainda tem saraus e slam voltando do recesso de início de ano e abrindo os trabalhos em 2020. A Periferia em Movimento indica 06 atividades gratuitas que acontecem entre os dias 13 e 16 (quinta a domingo).

Em sua 101ª edição, o Sarau Sobrenome Liberdade (em destaque na foto de capa) volta nesta quinta (13), das 20h às 23h, com o lançamento do zine “Solo”, de João Inecco. Em seu zine artesanal, o poeta e educador traz à tona a primeira experimentação da técnica Velamento, em que passa papéis na vela derretida. Composta por apenas um poema, traz a voz homoafetiva que vive um contexto de país pós-golpe, em plena ascensão do neofascismo e dos discursos de ódio.

Pra finalizar, tem pocket show com o MC e escritor Márcio Ricardo, residente no Grajaú. O evento acontece no Relicário Rock Bar, que fica na rua Manoel de Lima, 178, em Jordanópolis, Extremo Sul de São Paulo. Saiba mais aqui.

E no sábado (15/02), o Sobrenome Liberdade apresenta poemas de autores da literatura periférica na Biblioteca Pública Municipal Prestes Maia. Das 14h às 16h, na avenida João Dias, 822, em Santo Amaro. Veja aqui.

Outro destaque do sábado é o Sarau Despertar, que vai abordar a intolerância religiosa. Apesar de o Brasil ser um Estado Laico, em que todos os tipos de religiões e crenças bem como descrenças devem ser respeitadas, entre 2011 e 2017 as denúncias de discriminação por motivo religioso cresceram de 15 para 537.

Por isso, o evento propõe o debate “Religiões de matriz afro como forma de resistência”. Pra compor a roda, o Sarau Despetar convida Nando Comunista, militante do coletivo de esquerda Força Ativa, sociólogo e Mestre em Educação; e a DJ Bia Sankofa, moradora e ativista de Cidade Tiradentes, assistente social de formação e também integrante do Força Ativa.

O pocket show fica por conta de Daniel Yorubá, afro-nordestino, tupinambá, cantor e compositor, reside no Jardim Iporanga. Com o álbum “Casulo”, o músico traz em suas letras dentro da MPB, ritmos africanos, hip-hop e reggae. Ouça trechos abaixo:

O evento tem ainda microfone aberto, troca de livros e graffiti ao vivo com Lucas Almeida, artista visual nascido no Grajaú. O Sarau Despertar acontece a partir das 18h30, no Centro Comunitário Jardim Sete de Setembro, que fica na avenida Carlos Alberto Bastos Machado, sem número, no Grajaú. Saiba mais aqui.

Poesia sem pedestal

Slam do Grajaú (Foto: Jaqueline Phelipine)

Na sexta (14/02), acontece mais uma edição do Slam do Grajaú, em que poetas se desafiam em batalhas de poesia. Além da disputa, o evento tem pocket show de Mana Black e apresentação do zine “Bruta Flor”, de Letícia Maria. Às 18h, no Centro Cultural Grajaú, que fica na rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, Extremo Sul de São Paulo. Evento acessível em Libras. Veja aqui.

Na mesma noite, a partir das 20h, o Sarau Clamarte faz seu primeiro evento do ano com o lançamento do livro “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Ruas”, do rapper e escritor Cocão. E o cantor e compositor Élio Camalle faz um som ao vivo para o público. Vai rolar na rua Professor Otávio Guimarães, 393, em Veleiros, Zona Sul. Mais informações aqui.

Do outro lado da represa Guarapiranga, no Jardim Ângela, também tem o retorno do Sarau Apoema. E para abrir os caminhos, tem a participação do grupo de capoeira Maria Mariá. No sábado (15/02), a partir das 19h, na Sociedade Santos Mártires, que fica na rua Luís Baldinato, 9. Mais aqui.

E pra fechar o fim de semana, no domingo (16/02), acontece o Sarau das Mina com a participação do Sarau das Américas e o lançamento de “Abcesso”, novo livro da escritora Maria Vilani.

O encontro tem ainda aula de salsa com Maydel Iglesias, pocketshow da argentina Pitoniza Gómez, pintura ao vivo com Giovanna Angioletto, tarô, tatuagem e espaço para crianças. A partir das 17h, no Graja Beer Pub – avenida Manoel Alves Soares, 381 – Jardim Colonial, Extremo Sul de São Paulo. Confira aqui.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: