Quebra das Ideias: “Uma mãe trabalhadora que não tem onde deixar o filho está lutando”

Quebra das Ideias: “Uma mãe trabalhadora que não tem onde deixar o filho está lutando”

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

O 4º do podcast da Periferia em Movimento aborda luta das mulheres das quebradas. Ouça!

Da educação à moradia, do asfalto à cultura: a luta por direitos nas periferias das grandes cidades tem as mulheres como protagonistas. E o que podemos aprender com a luta das mulheres nas quebradas é tema deste 4º episódio do Quebra das Ideias, o podcast da Periferia em Movimento.

Conversamos com Felícia Mendes, integrante de movimentos por moradia no Extremo Sul de São Paulo; e Regiane Soares, educadora popular em raça, gênero e sexualidade. Você pode ouvir no anchor, no spotify, nas principais plataformas de áudio ou clicando abaixo.

“Desde que o mundo é mundo, são as mulheres que são acolhedoras e nós temos essa necessidade”, aponta Felícia. A fala dela, entretanto, não é romântica.

O sistema patriarcal gera desigualdades que afetam as mulheres, em especial as mulheres negras. No Brasil, de 02 em 02 minutos é registrada uma queixa de agressão com base na lei Maria da Penha, uma mulher é vítima de estupro a cada 09 minutos e 03 são vítimas de feminicídio todos os dias. Mulheres também recebem menos que os homens na mesma função no mercado de trabalho e cumprem uma jornada maior com as tarefas domésticas.

“Uma mãe que tem que trabalhar e não tem onde deixar o filho está lutando. A luta dela é anterior. É uma luta para que a criança exista, tenha esse acesso, pra garantir que ela tenha o direito dela efetivado”, observa Regiane.

Resgate

O programa é um resgate da entrevista realizada antes da pandemia, no final de 2019, no programa “Quebra das Ideias”, transmitido ao vivo no facebook da Periferia em Movimento. Confira abaixo na íntegra.

Agora, a produtora independente de jornalismo de quebrada resgata algumas dessas conversas para distribuir em um formato que pode alcançar novos públicos. O envio é feito, inclusive, pelo whatsapp (clique aqui para receber também via celular).

Além de Aline Rodrigues, o podcast conta com redação de Thiago Borges, roteiro e a edição de áudio de Paulo Cruz e adaptação para vídeo de Pedro Ariel Salvador. A equipe também é composta por Camila Lima, Karina Rodrigues e Laís Diogo.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content