Projeto Você Repórter da Periferia abre 40 vagas para formação de jovens em SP

Projeto Você Repórter da Periferia abre 40 vagas para formação de jovens em SP

Voltado para jovens de 16 a 25 anos, o curso "Você Repórter da Periferia" chega a sua 5ª edição com o propósito de compartilhar técnicas e conhecimento sobre o fazer jornalístico nas periferias. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de maio pelo site do coletivo Desenrola E Não Me Enrola organizador do projeto.

Compartilhe!

O coletivo de comunicação formado por jovens comunicadores das periferias de São Paulo, Desenrola E Não Me Enrola, abriu no dia 19 de abril, o processo seletivo para a 5ª edição do Você Repórter da Periferia. O programa de formação oferece 40 vagas para jovens entre 16 e 25 anos, de todas as regiões periféricas da cidade de São Paulo, que sejam estudantes do ensino médio e/ou universitários que estejam cursando o 1º ano do ensino superior.

Qual a ideia do curso?

O curso é focado em desenvolver as seguintes habilidades nos participantes: redação jornalística, fotografia, vídeo reportagem, técnicas de entrevista, técnicas de filmagem, técnicas de captação de áudio e produção de conteúdo móvel.

“Durante as oficinas teóricas e práticas do curso, buscamos aproximar os jovens de discussões sobre direito à cidade, questões de raça, classe e gênero, como uma forma de estimular o senso critico deles sobre mídia, mercado de trabalho e mundo acadêmico. Tudo isso, sem deixar de lado a principal proposta do curso: descobrir e vivenciar as potências econômicas, culturais e sociais da periferia”, conta Júlia Cruz, coordenadora executiva do Você Repórter da Periferia.

“Além das formações e rodas de conversa, os jovens terão acesso a um estúdio multimídia, que poderá ser utilizado durante o curso. Do ponto de vista técnico, os participantes ganham ainda mais possibilidades de aprendizado e experiência com acesso a esses equipamentos”, ressalta Flávia Lopes, integrante do coletivo e gestora do Centro de Mídia.

Qual será tempo de duração do curso? Em quais dias acontecerá?

O curso terá duração de seis meses e início previsto para o dia 2 de junho, a primeira fase da formação visa as oficinas teóricas, que tem uma duração de três meses e acontecem aos sábados, das 11h às 14h30, no Centro de Mídia e Comunicação Popular M’Boi Mirim, localizado no Jardim Ângela.
Já a segunda fase do projeto, ocorre eventualmente aos domingos, pois é nesse período que acontecem as oficinas práticas, focadas na produção de reportagens em diversas periferias da cidade.

Como me inscrevo?

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, por meio do site do Desenrola, ou clicando aqui para acessar o formulário e aguardar as instruções para o processo de matrícula no projeto.

“Estamos passando por um momento político, no qual o domínio da interpretação da informação divulgada pela grande mídia é de fundamental importância para a construção de uma postura mais reflexiva e crítica, principalmente para os jovens da periferia”, reforça a coordenadora do curso.

Se interessou? Confira aqui o teaser do projeto.

Sobre o Desenrola e Não me Enrola 

 O Desenrola e Não me Enrola é um coletivo de comunicação que há 5 anos atua nas áreas de Conteúdo, Formação e Pesquisa com foco na Identidade Cultural das periferias. Todos os projetos desenvolvidos pelo coletivo atuam a partir dos eixos de identidade, Território e Repertório, impactando jovens, empreendedores e coletivos culturais das periferias de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

Confira também

Posts relacionados

Apoie!
Pular para o conteúdo