“Pretaiada se amando e armando a revolução!” Nas margens da Billings, o MC Sereião conta sobre si e seus projetos no #PEMIndica

Rafael Cristiano do Nascimento, 25 anos, é também conhecido como “MC Sereião” ou “Sereião da Billings”. Morador do Cantinho do Céu, nas margens da represa Billings, é o indicado nesta semana no #PEMIndica. 

Quem é o Mc Sereião?

“O MC Sereião é uma ação que surge. Emerge de dentro da represa quando acha que deve dialogar, e volta pro fundo dela quando quer se recolher.”

Em uma destas emersões, surgiu a música “Pretaiada se Amando”, que posteriormente ganhou um videoclipe com relatos de pessoas negras falando sobre a relação de descoberta e amor consigo mesmo.

“Discutir negritude através da música é importante. O Grajaú é um lugar formado por pessoas em sua maioria negras e que estão cada vez mais se amando. E isso é positivo em meio à uma sociedade que nos genocida, em meio onde as relações que são aprendidas nos adoece. Se amar é revolução.”

A música foi escrita para a intervenção “O Pancadão” do coletivo teatral, Núcleo Pele, pensada pra dramaturgia desse experimento.

 

E a partir disto, o Deni Chagas, também integrante do Núcleo Pele, junto com a Sfumato Produções o convidou para um trabalho da ETEC onde ele estudava, e o MC mais babadeiro da Billings topou.

“Topei fazer o videoclipe e gravar a música porque acho que as música conecta as pessoas, ela convida as pessoas para refletirem, dançarem, se divertirem.”

O Sereião sairá da Billings para próximos projetos?

Para a tristeza do público, o Sereião ainda não tem previsões para próximos lançamentos. É imprevisível saber quando vai querer “sair da represa” de novo.

Mas enquanto não temos novidades, vamos sarrando ao som da pretaiada e se amando muito!