As plataformas de áudio, como Spotify e Soundcloud, são as novas rodinhas de conversa das quebradas. Isso porque diferentes coletivos e grupos que atuam nas periferias têm se apropriado dessa tecnologia para continuar os diálogos, com entrevistas, debates e ações educativas.

A Periferia em Movimento listou 10 podcasts pra você acompanhar, ouvir e compartilhar.

1. Pandemia sem Neurose

Começamos com esse podcast do qual fazemos parte!

Idealizado por Gisele Brito e Tony Marlon, integrantes da Rede Jornalistas das Periferias, com as iniciativas Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola e Periferia em Movimento, o “Pandemia sem Neurose” é mais que um podcast: é áudio pra enviar no grupo do whatsapp, informar sobre o coronavírus e combater a pandemia e o pânico nas periferias.

Entre as pautas, estão informações sobre prevenção ao coronavírus, os perrengues pra receber auxílio governamental e outras informações pra passar pela quarentena na quebrada. Você pode participar enviando perguntas ou comentários para o número de zap (11) 95781-6636 ou clicando aqui.

Dá o play pra ouvir abaixo:

2. Lugar de Quarentena

Produzido pelo coletivo ArquePerifa, diretamente dos distritos de Parelheiros e Marsilac (Extremo Sul de São Paulo), o podcast foi feito para entender e compartilhar diferentes vivências e impactos da covid-19 nas periferias. O projeto tem apoio da Unicef e da Viração Educomunicação com objetivo de descentralizar os meios de comunicação.

“Vem nessa pegada de ‘desuniversalizar’ os impactos da pandemia e dar voz às diversas demandas que existem”, explica Laura da Silva, uma das responsáveis pela iniciativa, que é produzida numa videoconferência via skype. “As pessoas respondem se identificando com os problemas, questionando coisas ou até dizendo que nunca tinham pensado sobre isso”.

O grupo já abordou temas como cultura e educação à distância. Dá pra ouvir no YouTube, no Spotify ou clicando no play abaixo. Também rola uma versão menor pelo whatsapp.

3. RuasCast

Distante fisicamente da molecada, o Projeto R.U.A.S criou um podcast para manter a comunicação com crianças e adolescentes que participam das ações educativas na em bairros do Grajaú e Parelheiros.

Pelo RuasCast, os educadores do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Interlagos conversam sobre brincadeiras, enrascadas que se meteram quando também eram pequenos e falam de prevenção, como no caso do episódio sobre o enfrentamento à violência sexual.

“Algumas crianças mandaram áudio pra gente falando de umas brincadeiras que elas gostam”, diz a técnica social Cristiane Rosa. “Ainda estamos aprendendo a usar mais essa nova possibilidade de comunicação”.

4. Daqui onde nasce a humanidade

Criado por Paulo Cruz, o podcast relata como os moradores das periferias de São Paulo estão enfrentando o coronavírus. Quais são as dificuldades, quais são as estratégias e como a solidariedade que nasce de nossas vivências têm construindo uma segurança em tempos de pandemia.

No primeiro episódio, por exemplo, Luciana Aparecida narra seus desafios como mãe solo e empreendedora social com acesso à internet e para utilizar o vale-merenda disponibilizado pelo governo.

5. O Corre

Fruto de uma necessidade de repensar a comunicação dentro das quebradas de forma que traga para nossa realidade, nossas vivências e principalmente nossas linguagens, O Corre Coletivo tem produzido um podcast que aborda questões variada – desde histórias de trapaças até um panorama sobre a covid-19 nas quebradas.

Nesse episódio, aliás, os apresentadores Weslley Silva (Lelo) e Lucas Andrade contam com convidados de periferias de diferentes lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

6. Manda Notícias

Outro podcast com notícias sobre o impacto da pandemia nas periferias, o “Manda Notícias” é produzido pela jornalista Gisele Alexandre, do Capão Redondo (Zona Sul de São Paulo) e faz parte da campanha nacional #CoronaNasPeriferias. Você pode ouvir pelo spotify ou receber direto no whatsapp, 03 vezes por semana, mandando um salve no (11) 98336-0334.

7. Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia.

Além de ouvir pelo spotify, também dá pra receber o informativo pelo whatsapp mandando um salve pelo (11) 9 7591 5260 ou clicando no link bit.ly/olamural.

8. Rádio Mixtura

A plataforma de rádio on-line tem conteúdo colaborativo postado no site e canal no spotify. A apropriação e a interação do público são o que definem a diversidade da programação.

9. Papo de Quebrada

Apresentado por Max Maciel, o podcast traz uma visão periférica sobre a cidade, a politica e o entretenimento. Max é morador da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, e está metade de seus 35 anos na militância juvenil.

“Acredito na Juventude engajada, moderna nas ideias, decisiva na politica e que traz novas iniciativas. Eu acredito na Juventude viva!”.

10. QuebraDev

O QuebraDev é um podcast de origem periférica que surgiu de forma independente com a ideia de disseminar informação de uma maneira simples, interativa e inclusiva. Já rolava bem antes da pandemia acontecer e é referência importante pra quem tá produzindo na quebrada. Ouça:

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ALERTA! Coronavírus e as quebradas

Confira nossa cobertura

Apoie nossa cobertura jornalística

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: