Reportagem por Aline Rodrigues. Texto por Thiago Borges. Edição de vídeo por Pedro Ariel Salvador

Prestes a completarmos 02 meses de decretação da pandemia de coronavírus, boa parte da população deve saber as principais recomendações para evitar o contágio: lavar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social.

Porém, um efeito disso é o isolamento de pessoas idosas, que têm um risco acrescido diante da exposição à doença.

“Agora, é o momento dos teus filhos, netos, familiares, da sociedade retribuir pros idosos tudo que vocês se dedicaram na construção de sua família e desse país”, aponta Ester Maria Horta, psicóloga que no vídeo desta semana se dirige diretamente a quem está na terceira idade.

Ester é especialista em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro da rede “Aliança pró saúde da população negra” e do coletivo “Movimento AfroVegano”. Ela atua na área de neuropsicologia infantil, psicologia social e ativista nas questões de gênero, raça e classe.

A especialista explica que é importante que o idoso organize as rotinas da casa, continue o tratamento médico que fazia antes da pandemia e mantenha contato com as mesmas pessoas que via presencialmente. “Isolamento social não é o mesmo que isolamento emocional”, diz.

Ela também manda recados para o cuidador, familiar ou amigo de uma pessoa idoso: é necessário estar por perto, mesmo virtualmente, observar alterações de humor e explicar sobre as fake news. “É o momento de aproximar”, conclui.

Em caso de violência contra idosos, é possível denunciar no telefone Disque 100 ou Disque Denúncia 181.

Confira no vídeo:

O vídeo de hoje foi sugerido pelo público via whatsapp. Você também pode enviar dúvidas ou sugestões pelo número (11) 957816636 ou acessando http://wa.me/5511957816636.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ALERTA! Coronavírus e as quebradas

Confira nossa cobertura

Apoie nossa cobertura jornalística

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: