Pessoas idosas e o distanciamento social: como (se) cuidar?

Pessoas idosas e o distanciamento social: como (se) cuidar?

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Confira as orientações de Ester Maria Horta

Reportagem por Aline Rodrigues. Texto por Thiago Borges. Edição de vídeo por Pedro Ariel Salvador

Prestes a completarmos 02 meses de decretação da pandemia de coronavírus, boa parte da população deve saber as principais recomendações para evitar o contágio: lavar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social.

Porém, um efeito disso é o isolamento de pessoas idosas, que têm um risco acrescido diante da exposição à doença.

“Agora, é o momento dos teus filhos, netos, familiares, da sociedade retribuir pros idosos tudo que vocês se dedicaram na construção de sua família e desse país”, aponta Ester Maria Horta, psicóloga que no vídeo desta semana se dirige diretamente a quem está na terceira idade.

Ester é especialista em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro da rede “Aliança pró saúde da população negra” e do coletivo “Movimento AfroVegano”. Ela atua na área de neuropsicologia infantil, psicologia social e ativista nas questões de gênero, raça e classe.

A especialista explica que é importante que o idoso organize as rotinas da casa, continue o tratamento médico que fazia antes da pandemia e mantenha contato com as mesmas pessoas que via presencialmente. “Isolamento social não é o mesmo que isolamento emocional”, diz.

Ela também manda recados para o cuidador, familiar ou amigo de uma pessoa idoso: é necessário estar por perto, mesmo virtualmente, observar alterações de humor e explicar sobre as fake news. “É o momento de aproximar”, conclui.

Em caso de violência contra idosos, é possível denunciar no telefone Disque 100 ou Disque Denúncia 181.

Confira no vídeo:

O vídeo de hoje foi sugerido pelo público via whatsapp. Você também pode enviar dúvidas ou sugestões pelo número (11) 957816636 ou acessando http://wa.me/5511957816636.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

1 Comentário

  1. […] Pessoas idosas e o distanciamento social: como (se) cuidar? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

1 mês de aulas presenciais: Novas dificuldades se somam a problemas pré-pandemia, denuncia coletivo de educação da periferia

Infraestrutura precarizada, salas lotadas e falta de pessoal suficiente para trabalhar já eram problemas vividos no dia a dia da escola pública antes da pandemia de coronavírus. E com a volta às aulas totalmente presenciais, em fevereiro, o desafio ganhou uma nova camada de dificuldades com a necessidade de readaptação de estudantes, a defasagem na aprendizagem e os cuidados extras pra evitar a contaminação

Apoie!
Skip to content