Pela democracia e contra o golpe, periferias lançam manifesto e preparam escudo antifascista

Movimentos lançam na quinta feira campanha #periferiascontraogolpe – Por uma Real Democracia.

Nessa quinta feira, 24 de março, coletivos, ativistas e moradores das periferias de São Paulo se reúnem no Sarau do Binho para lançar a campanha #PeriferiasContraoGolpe. O Manifesto do grupo que reúne mais de 600 pessoas foi publicado na última segunda feira, e está disponível aqui.

logo periferias contra o golpe

A apresentação acontece no Sarau do Binho, dia 24 de março, às 21 horas, no Espaço Clariô de Teatro.

O #PeriferiasContraOGolpe é um alerta ao povo sobre os perigos do cenário político atual, com o objetivo de impedir o crescimento da intolerância fascista que se percebe nas quebradas. Segundo nota publlicada pelo grupo, a campanha entende que o Estado já priva as periferias diariamente de seus direitos.

“Nós, que sabemos que a democracia real será efetiva apenas com a ampliação de direitos e conquistas de nosso povo preto, periférico e pobre, a partir da esquerda e de baixo pra cima. Nós, que conquistamos só uma parte do que sonhamos e temos direito, não admitimos retrocesso. Reivindicamos o respeito à soberania das urnas e a manutenção do Estado Democrático de Direito”, afirma o manifesto.

No dia 18 de março, as periferias foram às ruas pela democracia. Foto: Reprodução.
No dia 18 de março, as periferias foram às ruas pela democracia. Foto: Reprodução.

A campanha não tem cunho partidário, e aponta assim como o avanço fascista e a responsabilidade da mídia tradicional na ameaça de Golpe de Estado, as contradições do governo petista, que “nos concedeu migalhas enquanto se aliou com quem nos explora”. Mas não admite o território de ódio que se formou no país contra um governo legitimado em eleição.

#PeriferiasContraoGolpe é um movimento de mais de 600 pessoas e coletivos, o texto já foi assinado por mais de 100 pessoas. A campanha tem representante específico e está aberta a questionamentos.

#AnotaAí

O que? Sarau do Binho especial #periferiascontraogolpe

Quando? Quinta-feira, 24 de março, às 21h

Onde? Espaço Clariô de Teatro. R. Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra – SP, 06754-005