Pães artesanais, cafés da manhã agendados e o delicioso Capão de mel Essa semana, a seção Prato Firmeza no Periferia em Movimento apresenta a história de sucesso e ascensão do Ateliê Sustenta Capão

Texto e fotos por André Luiz, no Prato Firmeza – Guia Gastronômico das Quebradas*

José Carlos Assunção, 34 anos, começou sua carreira gastronômica observando a sua avó Elezina da Silva cozinhar com suas mãos mágicas que alimentavam uma família inteira com poucos ingredientes. Tinha o objetivo de fazer sua alimentação de todos os dias ficar cada vez melhor. Hoje, Zé Carlos é chefe de cozinha formado pela vida, como ele mesmo diz na ‘favela rica’’. Em 2010, Zé foi convidado por indicação de uma amiga para coordenar a cozinha da Padaria Pão no bairro dos Jardins, área nobre de São Paulo. Levou as irmãs e por lá ficou 4 anos, mas havia dentro dele uma inquietação: “Eu pensava por que tudo que era bom, estava tão longe do Capão? Parecia que os ingredientes, assim como as pessoas, não cruzavam a ponte’.

Em 2012, após pedir as contas, Zé Carlos estava assistindo televisão e viu, em primeira mão, uma das suas receitas aparecerem como destaque de um quadro de gastronomia que estava mostrando os sucessos da Padaria Pão. Confiante, juntou-se ao seu irmão Bruno Horácio e começaram juntos o sonho do Ateliê Sustenta Capão, com o objetivo de oferecer produtos com excelência, mas com preços que caibam no bolso de quem mora no Capão. O carro chefe foi o Capão De Mel – “a receita criada pela avó e melhorada pelos netos’’, como já diz o bordão. O pão de mel macio por dentro e crocante por fora, faz sucesso com pessoas de dentro e de fora da comunidade.

Sanduíche da casa, com pão italiano, queijo, tomate e copa lombo (crédito: André Luiz)

No início, o Ateliê funcionava apenas com agendamento prévio, no famoso evento Café do Capão, realizado no quintal de Zé Carlos. Sendo dentro da comunidade, as pessoas tinham que andar pelos becos do Capão para chegar. Quando chegavam, se deparavam com um jardim lindo, com parreiras carregadas de uva, e um café da manhã de rei – que ele mesmo preparava na sua cozinha, usando apenas um tradicional fogão de 4 bocas.

Com o crescimento do negócio e doações de diversos parceiros, o chefe de cozinha Zé e sua família decidiram abrir a loja Sustenta Capão, para colocar em prática o sonho da boa alimentação para os moradores do Jardim Valquíria, comunidade localizada no Capão Redondo. A loja funciona de terça a domingo e oferece pães, bolos, cafés, salgados, tudo feito de modo artesanal e num preço acessível. O diferencial, além do bom atendimento, são as louças e a decoração que consegue mudar o sentimento tão pesado do bairro. O que está fazendo sucesso é o sanduíche natural, que vem com pão italiano, mussarela, tomate e presunto de copa. Zé Carlos e suas irmãs acreditam nesse sonho: ‘’o nosso segredo, é que onde as pessoas vêm clientes, nós vemos amigos, e no final das contas essa conexão é que faz total sentido’’ diz.

O Ateliê Sustenta Capão nasce do sonho de dois irmãos de transformar a própria comunidade. Comprando o delicioso Capão de Mel, você contribui para tornar em realidade as oficinas de padaria e de reciclagem que vão muito além desses ensinamentos práticos; têm por missão resgatar valores familiares e a autoestima, gerar saúde e qualidade de vida e formar agentes transformadores.

Quer conhecer mais lugares deliciosos nas quebradas da Zona Sul e de outros cantos de SP? Acesse o Prato Firmeza e siga também no facebook e Instagram 🙂

*Prato Firmeza é um guia gastronômico das quebradas paulistanas – o primeiro a mapear os melhores restaurantes, bares, lanchonetes e carrinhos de comida das periferias – e foi criado por jovens correspondentes locais que participaram da Escola de Jornalismo da Énois.

Endereço
R. do Valboeiro, 72 – Jardim Aurelio, São Paulo – SP

Como chegar
Desça no Metrô Capão, suba a estrada de Itapecerica até a travessa com Av. Carlos Lacerda e siga até a garagem Transcuba. De lá, suba a rua Valboeiro até o número 72.

Contato
Tel: (11) 98318-1588 
Facebook

Horário de funcionamento
Terça a domingo: 14h às 22h

Destaque
Capão de Mel (R$3,00)

Preço médio
R$10,00

Formas de pagamento
Apenas dinheiro