No sábado, Grajaú terá ato em repúdio a ataque racista contra esteticista negra Taciana Cristina é cabelereira especializada em estética negra e sofreu ataque em Belo Horizonte na véspera do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Na última terça-feira, 21 de março, pessoas se reuniram no mundo todo para o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Esse é o dia marcado pelo “Massacre de Sharpleville”, onde em 1960 em Joanesburgo, na África do Sul, manifestantes contra a ‘lei do passe’ foram massacrados.

Taciana Cristina é cabelereira especialista em estética negra do Instituto Todo Black é o Power em Belo Horizonte. No dia 20 de março, Taciana foi agredida no ponto de ônibus por um homem branco, advogado, de 70 anos, aos xingamentos de “macaca”. Seus cabelos foram puxados, sua face atingida, mas a ancestralidade negra de Taciana nunca será massacrada.

Seja no dia 21 de março ou qualquer dia, o racismo está em atos ‘discretos’ ou extremos tentando atingir a força da comunidade negra. Trabalhos como o de Taciana são transformadores, levam o empoderamento e causam mudanças.

De Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, a Taciana existe um fio condutor chamado identidade e resistência que afronta o capitalismo patriarcal, a gênese da violência sexista e não é de hoje que notamos que o empoderamento da mulher negra tem despertado ira fazendo emergir os racistas cheios de ódio por estar perdendo privilégios do legado da escravidão e caindo de seus mais diversos púlpitos misóginos.

(Trecho do manifesto de apoio a Taciana publicado pelo CAPS)

Em homenagem a Taciana, o Centre de Arte e Promoção Social do Grajaú realizará um ATO nesse sábado, 25/03 a partir das 17h. O ATO será no Centro Cultural do Grajaú, na Rua Professor Oscar Barreto Filho nº252, próximo ao Terminal Grajaú (Estação da linha esmeralda da CPTM).

Você pode conferir a carta do CAPS no evento do CAPS no Facebook.

Imagem de capa: @Sombra_Art

 

Anotaí!
O quê?

Ato em Repúdio ao Ataque Contra Taciana Cristina

Promovido pelo CAPS Grajaú
Quando? Sábado, 25 de março, às 17h.
Onde? Centro Cultural do Grajaú
Rua Professor Oscar Barreto Filho nº252. Próximo à estação Grajaú (Linha Esmeralda da CPTM)
Adicionar à agenda do Google