Neste feriado de dia das crianças (12 de outubro), o Centro Cultural Grajaú recebe a Kiusam de Oliveira, professora e autora do livro “O Mundo no Black Power de Tayó”, em uma contação de histórias para os pequeninos. A atividade acontece das 14h às 16h e é gratuita.

O livro conta a história de Tayó, uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é ‘ruim’. Mas como pode ser ruim um cabelo ‘fofo, lindo e cheiroso’? ‘Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos’, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia.

Leitora contumaz e escritora desde pequenina, Kiusam de Oliveira foi incentivada por sua mãe que fazia capangas de tricô e crochê diversas e colocava nos bolsos delas, bloquinhos de notas sempre com um lápis pequenino para ela registrar o que visse pela frente. “O Mundo no Black Power de Tayó” já é considerado um clássico da literatura negra infantil.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: