Navegando Livre no Extremo: internet e mídia em debate no Grajaú

Este final de semana marca o início de um projeto que visa debater a utilização das diferentes mídias no nosso dia a dia, com aspectos que vão desde a complexa estrutura de vigilância da internet até a migração para softwares independentes das grandes empresas e a produção de conteúdo fora da mídia convencional.

Promovido pelo Periferia Hacker, o projeto Navegando Livre no Extremo começa no sábado (06 de agosto) com a exibição do documentário Freenet Film, que aborda como garantir liberdade pela conexão em rede e liberdade de expressão que estão no gene da criação da web. O assunto é debatido no filme por ativistas como Lawrence Lessig, Nnenna Nwakanma, Sergio Amadeu da Silveira, Edward Snowden, entre muitos outros. O filme passeia pela África, Índia, Estados Unidos, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet e para a garantia de neutralidade da rede.

No Cantinho do Céu, o Periferia Hacker recebe o professor Sérgio Amadeu, do coletivo Actantes e um dos personagens do documentário; além de Moises de Oliveira Cassanti (do blog Crimes pela Internet) e Marina Pita, co-roteirista do filme e integrante do coletivo Intervozes, para um bate-papo logo após a exibição.

Já no domingo (07), o Periferia Hacker apoia as ações do coletivo Expressão Cultural Periférica (ECP), que lança a nova edição de sua revista impressa, além de estrear uma gráfica comunitária e um laboratório de software livre. O evento é seguido por um debate sobre mídias livres nas periferias, com a participação dos coletivos Jovens em Cena, Midiart (da Casa Ecoativa), Quebramundo e nós aqui do Periferia em Movimento.

Anotaí!

Cinedebate Freenet Filme

Quando? Sábado, 06 de agosto, a partir das 16h

Onde? CEU Navegantes – Rua Maria Moassab Barbour – Cantinho do Céu – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui

Lançamento ECP – Midialivrismo nas periferias

Quando? Domingo, 07 de agosto, das 14h às 18h

Onde? Associação de Moradores do Jardim Reimberg – Rua Alba Valdez, 03 – Jardim Reimberg – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações aqui