Foto Divulgação

Música e reflexão contra o extermínio da juventude na Cidade Tiradentes

Iniciado em abril de 2015, o projeto Juventude, Violência e Território – Fortalecendo o Bairro Através da Arte segue com programação nos meses de fevereiro e março de 2016, na comunidade Jardim Maravilha, em Cidade Tiradentes, Extremo Leste de São Paulo. Neste sábado (27/02), a partir das 15h, o projeto recebe os grupos musicais Samba das Pretas e As Três Marias o Sol e a Lua, ambos formados por mulheres da região.

O Samba das Pretas surgiu com o intuito de cantar músicas que tenham sido compostas por mulheres ou que sejam conhecidas pela interpretação feminina. O grupo também usa sua arte como símbolo de resistência com o objetivo de valorizar, dar visibilidade e contribuir para o fortalecimento da identidade de matriz africana e da mulher.

Já o grupo As Três Marias o Sol e a Lua apresenta um espetáculo musical a partir de um repertório de música popular, com elementos cênicos como brincadeiras, lendas e mitos da cultura popular. O grupo também mostra canções próprias cujos versos misturam histórias do cotidiano e a relação de cada integrante com a sua comunidade.

A programação continua no dia 12 março, acontece um sarau com o Coletivo Marginaliaria, vivência de skate com o Love CT Inclusão e Resgate e a peça “Era Uma Vez o Rei”, com o grupo Pombas Urbanas. Fechando, no dia 27 de março, acontece o seminário Juventude, Violência e Território, com participação do sound system África Mãe do Leão e performance de grafitagem.

O projeto é uma realização do Instituto Pombas Urbanas com a coordenação do Núcleo Teatral Filhos da Dita, cuja finalidade de promover ocupação artística na região com diversidade de linguagens, contribuindo para aproximar os jovens de sua cultura. A iniciativa foi viabilizada mediante apoio do Ministério da Justiça e Plano Juventude Viva, que busca reduzir a vulnerabilidade de jovens negros às situações de violência (física e simbólica), por meio de ações preventivas que visam à inclusão social e a autonomia.

 

Anotaí!

Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro Através da Arte

Com Samba das Pretas e As Três Marias, o Sol e a Lua

Quando? Sábado, dia 27 de fevereiro, às 15h

Onde? Na rua Apóstolo Simão Pedro, 236 – Jardim Maravilha – Cidade Tiradentes – Extremo leste de São Paulo.