“Mulheres Negras: Projeto de Mundo”: documentário revela olhar feminino negro Com lançamento marcado para esta segunda (dia 12 de setembro), às 19h, no Centro Cultural Galeria Olido, filme reúne depoimentos de mulheres negras

Há poucas coisas tão poderosas e transformadoras no mundo do que a união entre mulheres. Quando se tratam de mulheres negras, as experiências coletivas regem as trajetórias desde a vinda forçada para o Brasil; a resistência e luta pela liberdade, e quando livres, ainda padecem do racismo persistente na sociedade brasileira.

No documentário “Mulheres Negras: Projeto de Mundo”, nove vozes femininas negras são apresentadas de maneira suave e potente.  Em seus depoimentos, cada mulher fala da sua experiência de sobrevivência calcada em sua raça, gênero, classe e desvendam o que significa habitar em pele negra.

Dirigido pela feminista negra, Day Rodrigues, em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara e Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

O documentário traz contribuições sobre o feminismo negro e sua importância. “Há narrativas e projetos de mundos. O feminismo negro é uma grande potência teórica para as pesquisadoras negras, pela via acadêmica e por outras construções, em outros espaços e isso pode ser percebido nas falas das entrevistadas”, conta Day Rodrigues.

A linha narrativa do filme reverbera vozes de mulheres que apresentam seu projeto de mundo que, no fim, projetam o resgate de uma humanidade historicamente negada.

Anotaí!
O quê?

Mulheres Negras: Projeto de Mundo - O Filme (25 min.)

Grátis. Mais informações em: https://www.facebook.com/events/1723141601280682/
Quando? Segunda-feira, 12 de setembro, às 19h
Onde? Cine Olido - Galeria Olido
Avenida São João, 473 - Centro de São Paulo
Adicionar à agenda do Google