Mulheres negras em celebração no Grajaú

Periferia em Movimento

Periferia em Movimento

Às vésperas do dia da Consciência Negra, dois grandes eventos destacam artistas e empreendedoras no Extremo Sul de São Paulo. Confira!

No final de semana que antecede o feriado da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, o distrito do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo) celebra mulheres negras, artistas e empreendedoras com dois grandes eventos. Começa no sábado (17/11), com a primeira edição do Graja Minas Convida no Centro Cultural Grajaú.
Com o intuito de resgatar a importância e a participação da mulher no movimento Hip Hop, o Graja Minas (em destaque na foto de capa) desenvolveu o projeto ” Da lama nasce a flor de lótus” como forma de valorizar trabalhos já realizados por 19 mulheres periféricas, trazendo a sonoridade feminina da região para uma coletânea. Ouça a coletânea na íntegra aqui.  Em 2017, o Periferia em Movimento entrevistou Denise Alves, que falou sobre a iniciativa. Confira abaixo:

Entre as atrações para este encontro, estão discotecagem, roda de conversa, uma feira de empreendedoras em gastronomia, artesanato, moda e estética realizada pelo coletivo Nois por Nois e a apresentação da cypher Psicopretas II – trazendo à tona temas importantes da luta negra feminina como colorismo, intolerância religiosa, machismo, apropriação cultural e autoafirmação.

Feira de empreendedores Nois por Nois


Anotaí!
Quando? No sábado, 17 de novembro, das 16h às 22h
Onde? No Calçadão Cultural do Grajaú – R. Prof Oscar Barreto Filho,252 – Parque América – Extremo Sul de São Paulo
Classificação: Livre. Evento gratuito. Mais informações aqui.

Raízes

Já no domingo (18/11), ainda no Centro Cultural Grajaú, acontece o show do projeto “D.N.A: Raízes Ancestrais que Atravessam Eras”. Iniciado a partir de vivências compartilhadas no ano de 2016, as cantoras e compositoras crias locais Denise Alves e Nayra Lays estruturam o show que teve sua primeira apresentação em fevereiro deste ano, marcando o começo do projeto com objetivo de mostrar as múltiplas facetas da mulher negra e fortalecer a participação feminina no rap.

Nayra Lays e Denise Alves


Ao lado de parceiros de peso, como DJ Hudson, Lais Negona, Cleber Ferreira e Júlio Machado, passaram por festivais e saraus em toda a cidade de São Paulo no decorrer do ano. Agora, encerram esse projeto com a participação do Graja Groove e de Alt Niss.
O Graja Groove é um coletivo que promove bailes black no Grajaú desde 2016, com oficinas ligadas a danças urbanas, produção e composição musical e DJ. Já Alt Niss, que vai apresentar seu trabalho solo, é uma cantora nascida e criada na Zona Sul de São Paulo que cresceu sob a influência dos bailes de melodia frequentados pela mãe e pelos tios, teve passagem por diferentes grupos e colaborou com nomes do rap como Slim Rimografia, Drik Barbosa e Rico Dalasam. Atualmente integra o grupo Rimas & Melodias e o coletivo Anti Social Mídia.
Anotaí!
Quando? No domingo, 18 de novembro, das 17h às 22h30
Onde? No Centro Cultural do Grajaú – R. Prof Oscar Barreto Filho,252 – Parque América – Extremo Sul de São Paulo
Classificação: Livre. Evento gratuito. Mais informações aqui.

Autor

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Comente usando o facebook

Nosso manifesto:

Nossas redes sociais:

Notícias recentes:

1 Comentário

  1. […] e clipe também ornam na narrativa de Nayra Lays, artista do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo) que em “Parto” resgata a ancestralidade negra […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira também

Posts relacionados:

Apoie!
Skip to content