Aqui na Periferia em Movimento, temos lado sim: junho é o melhor mês do ano pois, com ele, temos as festas juninas!

Uma tradição rural que se mantém nas quebradas de São Paulo desde a chegada de migrantes de outras regiões do País – especialmente o Nordeste –, as quermesses de bairro têm histórico no fortalecimento de movimentos sociais e na cultura popular, inclusive do Hip Hop.

Por isso, selecionamos 09 festas juninas pra pular a fogueira sem deixar o quentão cair nas periferias da Zona Sul de São Paulo.

Esta lista continua em atualização. Mande sugestões pra gente via whatsapp (11 970623730) ou [email protected]

Festa da Fundação Julita em 2017 (Foto: Tiago Lins/divulgação)

Uma das mais movimentadas é a da Fundação Julita, no Jardim São Luís. Em 2018, mais de 10 mil pessoas passaram pela festa junina, que além das barracas de comidas e bebidas típicas, tem forró ao vivo. É neste sábado (08/06), das 14h às 20h, na rua Nova de Tuparoquera, 249. Veja mais informações aqui.

Outro tradicional arraiá deste sábado acontece no Jardim Paris, onde o Movimento Comunitário Estrela Nova promove sua 35ª festa junina, com danças e caminhada de lanterna. A partir das 17h, na rua João Bernardo Vieira, 267. Veja aqui.

Festa do Estrela Nova (foto: divulgação)

No Campo Limpo, a festa de sábado começa mais cedo (a partir das 10h da manhã) com o Arraiá Solidário do Banco Comunitário União Sampaio. Além de várias atrações, o evento conta com uma roda de conversa e uma feira de economia solidária. A festa é na rua Cantanhede, em frente a escola Hugo Lacorte, no Jardim Maria Sampaio. Veja aqui.

Já no Jardim Ângela, a Sociedade Santos Mártires promove mais um Arraiá Família com am música ao vivo e sorteio de prêmios como TVs de 55 e 65 polegadas, notebook e vales de R$ 750. O dinheiro arrecadado no bingo e na venda de produtos será destinado a ações sociedades da organização. A festa acontece no sábado, a partir das 18h, e no domingo (09/06), às 16h, na rua Luís Baldinato, 09. Veja aqui.

Outra festa junina beneficiente acontece no outro lado da Zona Sul, em Parelheiros, onde a Vivenda da Criança atende crianças, adolescentes e idosos. O evento também acontece no sábado, das 11h às 17h, e além das atividades tem arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias atendidas no SASF – Serviço de Assistência Social à Família. A organização fica na rua Henrique Hessel, 300. Mais informações aqui.

E pra fechar a semana, sábado e domingo, a partir das 18h, o Centro de Convivência Santa Doroteia promove mais uma edição de sua quermesse. A organização fica na rua Julio Gadda, 199 – Jardim Cipramar – Grajaú. Confira aqui.

Festa junina da Vivenda da Criança (foto: divulgação)

No final de semana seguinte, o Bloco do Beco (que realiza um dos maiores carnavais da quebrada) promove o Arraiá do Beco. Com bingo, quadrilha, comidas e bebidas típicas, a festa toma a rua com música ao vivo: Escurinho do Acordeon, Trio Xote das Meninas, Grupo Umoja, Fernando Pacheco e convidados.

O objetivo da festa é arrecadar verba para a reforma da fachada do Bloco do Beco, revitalizando toda a área externa: executar o projeto paisagístico do jardim, pintar toda a fachada, grafitar um mural em homenagem a Marielle Franco e Mestre Moa do Katendê e um mural com a temática “Cultura Popular e Literatura de Cordel” nos muros laterais, implementar a primeira Praça Marielle Franco na periferia e por fim, derrubar o muro fronteiro.

O Arraiá do Beco rola no sábado (15/06), das 16h à meia-noite, na rua Bento Barroso Pereira, 2 – Jardim Ibirapuera. Confira aqui.

Neste mesmo dia, no Jardim Mitsutani, a Turma da Touca também promove sua festa junina com cama elástica e piscina de bolinha. Além disso, a organização vende rifas para sortear uma TV de 43 polegadas. O evento acontece das 14h às 20h, na rua Marco de Canaveses, 778. Veja mais aqui.

E no final do mês, o tradicional Sarau do Círculo Palmarino é temático. Além da festa, a edição contará com o lançamento do livro ‘O flautista’, de Alessandro Alves de Souza. Nascido em São Paulo há 38 anos, o poeta e pedagogo mora em Taboão da Serra (SP) com esposa e filha. O Sarau Palmarino ocorre no dia 29 de junho, a partir das 19h, na rua Campos Sales, 43 – Jardim Presidente Kennedy – Embu das Artes. Outras informações aqui.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajude-nos no Catarse Doe
Receba notícias no WhatsApp Notícias no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: